Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS


Justiça determina que taxa de conveniência na venda de ingressos é ilegalJustiça determina que taxa de conveniência na venda de ingressos é ilegal

Publicado em 13/03/2019, Por Omelete

Em uma decisão de ação envolvendo a Ingresso Rápido, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que a cobrança de taxas de conveniência sobre o valor de ingressos vendidos online é uma prática ilegal [via Folha]. A terceira turma do STJ determinou que a cobrança constitui "venda casada", ilegalidade que se refere à compra obrigatória de um produto associada a outro.

Ainda, o STJ determinou que as empresas teriam que devolver as taxas cobradas nos últimos cinco anos, ainda sem esclarecer como o estorno seria praticado. Apesar da decisão envolver apenas a ação contra a Ingresso Rápido, movida pela Associação de Defesa dos Consumidores do Rio Grande do Sul, o caso já estabelece precedente para futuros processos contra empresas de venda de ingresso.

A relatora do caso, Nancy Angrighi, afirmou que a cobrança transfere ao consumidor o risco do serviço, que caberia à empresa: "Deve ser reconhecida a abusividade da prática de venda casada imposta ao consumidor em prestação manifestantemente desproporcional, devendo ser admitido que a remuneração da recorrida mediante a 'taxa de conveniência' deveria ser de responsabilidade das promotoras e produtoras de espetáculos".

Cabe ainda recurso à decisão tanto no STJ quanto no Supremo Tribunal Federal.




Compartilhar: FACEBOOK