Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS


Empresas de Porto Alegre farão primeira venda com pagamento por WhatsApp do paísEmpresas de Porto Alegre farão primeira venda com pagamento por WhatsApp do país

Publicado em 19/02/2019, Por Assessoria de Imprensa

O que começou com uma conversa informal entre dois empresários inovadores de Porto Alegre – Cassio Bobsin, da Zenvia, e José Renato Hopf, da 4all, vai se transformar em um marco: a primeira venda com pagamento via WhatsApp do Brasil por meio de interação do consumidor com um chatbot – talvez da América Latina.

Representantes das empresas relatam que não há registro de um negócio anterior do mesmo tipo na região. Representa o pioneirismo do Rio Grande do Sul na aplicação da inteligência artificial nos negócios.

A estreia vai ocorrer com um teste rápido: amanhã, a Uhuu, empresa da qual a 4all é sócia – vai vender 20 ingressos e 20 copos promocionais do espetáculo de origem argentina Fuerza Bruta, que está em cartaz até o próximo domingo (24) em Porto Alegre.

Parece trivial, mas é resultado de tecnologia desenvolvida na capital gaúcha, por empresas 100% locais, que começa a oferecer uma funcionalidade presente na ferramenta de troca de mensagens pessoais na China, o WeChat, que permite o pagamento sem sair da plataforma.

Bobsin conta que tudo começou com uma conversa informal com Hopf, durante um almoço. Ambos à frente de empresas de perfil inovador, queriam fazer algo em conjunto. O presidente da Zenvia sugeriu, e o criador da 4all topou na hora. Ao contar que o desenvolvimento levou três meses, o tom de Bobsin sugere um período longo. Diante da surpresa, explica:

– Costumamos trabalhar com prazos curtos e métodos ágeis. Precisamos garantir que problemas sejam rapidamente resolvidos. Esse desenvolvimento demorou três meses porque desenvolvemos a tecnologia de base. A partir de agora, pode ser utilizada por qualquer empresa – detalha Bobsin.

O que a Zenvia faz, com unidades em Porto Alegre – aquela que tem tobogã e churrasqueira – e São Paulo, é desenvolver o que chama de "plataforma conversacional" com tecnologia própria. Basicamente, "ensina" uma máquina a interagir com humanos, dando respostas coerentes.  Um dos objetivos da empresa é vender o serviço a clientes. Hoje, sem a opção de pagamento integrada, os serviços de mensagens por WhatApp com chatbot custam a partir de R$ 800. Bobsin disse que ainda não sabe quanto cobrará pela opção de pagamento.

Segundo o CEO da Uhuu, Rafael Lemos, quem já comprou ingressos com a empresa poderá fazer a operação sem sair do WhatsApp. Quem ainda não está cadastrado será direcionado a um site seguro para incluir dados do cartão de crédito. Até o final de abril, estima Lemos, a empresa pretende expandir essa opção de forma ilimitada para compra de ingressos e outros produtos da Uhuu.

Líder de transformação digital da 4all, Felipe Keller adianta que a empresa fundada pelo criador do BanriCompras e da GetNet também usará a plataforma em seus negócios futuros, assim como oferecer o serviço para clientes.

– Trabalhamos em parceiria com a Zenvia para integrar formas de comunicação com a plataforma de pagamentos da 4all, usando a plataforma preferida pelo consumidor hoje. Também estamos construindo um produto para oferecer ao mercado. Temos certeza de que é a primeira no Brasil. Na América Latina, se alguém já fez, não anunciou.

(FOTO: IMAGEM ILUSTRATIVA)




Compartilhar: FACEBOOK