Neste período onde a folia toma conta de todo o país, também é importante redobrar a atenção ao pular Carnaval na rua para evitar acidentes com a rede elétrica. No caso de blocos com trios elétricos, é importante que os organizadores mantenham distância da rede elétrica para evitar acidentes. O recomendado é percorrer o trajeto antes da realização do evento para verificar a altura dos cabos para garantir a segurança de todos. O recomendável é uma distância mínima de dois metros de distância para evitar acidentes.
Em ruas e avenidas, conforme a NBR 15.688 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a fiação elétrica de baixa tensão está localizada a cinco metros de altura. O cabeamento de média tensão está localizado a seis metros do solo.
“Os foliões e os organizadores dos blocos devem ter cuidado para que os trios mantenham distância considerável da fiação elétrica. É necessário manter, no mínimo, dois metros de distância da rede elétrica para evitar qualquer tipo de acidente”, afirma o Executivo de Segurança do Trabalho da CEEE Equatorial, Pedro Henrique Guimarães.
A orientação é nunca tocar ou levantar cabos de baixa ou média tensão, nem de telefonia ou telecom, mesmo usando luvas pelo risco de choque elétrico. A rede elétrica só pode ser manuseada por profissionais da distribuidora, que são habilitados e possuem preparo técnico para tal função.
As decorações e alegorias carnavalescas jamais devem ser colocadas ou penduradas em postes e cabos da rede elétrica. Materiais como serpentinas de papel ou metálicas, bem como jatos de espumas e de água, não devem entrar em contato com a rede elétrica.
Uma orientação importante diz respeito à colisão de veículos com postes da rede elétrica. Caso presencie esta situação, jamais se aproxime de cabos caídos ao solo, ou de partes metálicas do veículo para evitar descargas elétricas.
A orientação nestes casos é entrar em contato imediatamente com a CEEE Equatorial por meio da Central de Atendimento (0800 721 2333) para informar a situação de perigo.
Confira essas e outras dicas para garantir um Carnaval seguro:
* Responsáveis por trios devem inspecionar o trajeto e garantir distância mínima de dois metros da fiação elétrica;
* Serpentinas e confetes metálicos nãos devem ser jogados em direção à rede elétrica por conta do risco de curtos-circuitos;
* Caso comece a chover, não se abrigue debaixo de árvores pelo risco de atraior raios;
* Caso vá viajar, lembre-se de tirar os equipamentos eletrônicos da tomada;
* Não toque em estruturas metálicas e cabos com o corpo molhado.
* Decorações e alegorias jamais devem ser colocadas na fiação.
Fonte e Foto: Divulgação/Grupo Equatorial