Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Dia Mundial do Rock: o ritmo que conquistou o MundoDia Mundial do Rock: o ritmo que conquistou o Mundo

Compartilhe:
Publicado em 13/07/2019, Por Aqui Notícias

Não foi Raul Seixas, o maluco beleza; nem Roberto Carlos, como líder da Jovem Guarda; nem foram Os Mutantes, a bordo da Tropicália; nem a galera do BRock, que deu voz ao pessoal dos anos 80; e muito menos o saudoso Chorão, que revolucionou o cenário na década de 90. A música brasileira popular conhece o rock and roll praticamente desde a sua popularização, durante o fim da década de 1950, graças ao sucesso mundial de Elvis Presley. O ritmo ganhou até um dia em sua homenagem: 13 de julho, Dia Mundial do Rock.

Porém, antes de chegar ao Brasil o Rock já fazia história no mundo. Os anos 60 foram movimentados por rebeldia e transgressão. Essa fase marca a entrada no mundo do rock da banda de maior sucesso de todos os tempos: The Beatles. Os quatro jovens de Liverpool estouram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love me do. Os Beatles ganham o mundo e o sucesso aumentava a cada ano desta década, levando o Rock para os quatro cantos do planeta.

A década de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graças aos grandes movimentos pacifistas e manifestações contra a Guerra do Vietnã. O rock ganha um caráter político de contestação nas letras de Bob Dylan. Outro grupo inglês começa a fazer grande sucesso: The Rolling Stones.

No final da década, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o símbolo deste período. Sob o lema “paz e amor”, meio milhão de jovens comparecem no concerto que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin. Entre as bandas de rock que fizeram sucesso nesta época estão The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors.

No Brasil, o primeiro sucesso no cenário do rock brasileiro apareceu na voz de uma cantora. Celly Campello estourou nas rádios com os sucessos Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960. Em meados desta década, surge a Jovem Guarda com cantores como, por exemplo, Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Com letras românticas e ritmo acelerado, começa fazer sucesso entre os jovens.

Na década de 1970, surge Raul Seixas e o grupo Secos e Molhados. Na década seguinte, com temas mais urbanos e falando da vida cotidiana, surgem bandas como Ultraje a Rigor, Legião Urbana, Titãs, Barão Vermelho, Kid Abelha, Engenheiros do Hawaii, Blitz e Os Paralamas do Sucesso.

Na década de 1990, fazem sucesso no cenário do rock nacional: Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank entre outros.