Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Estados Unidos devem banir agrotóxico que é um dos mais vendidos do BrasilEstados Unidos devem banir agrotóxico que é um dos mais vendidos do Brasil

Compartilhe:
Publicado em 09/07/2019, Por GaúchaZH

Os Estados Unidos devem banir o agrotóxico clorpirifós, usado na produção agrícola brasileira desde a década de 1980. Segundo o jornal O Globo, a medida ocorre após pesquisas relacionam o produto à má-formação no cérebro de bebês, podendo causar redução de QI.

O uso caseiro do clorpirifós já é proibido nos EUA desde 2000. Há quatro anos, a administração de Barack Obama chegou a proibir o uso do agrotóxico no país, mas a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) conseguiu reverter a medida na Justiça. No entanto, em 2018, nova decisão judicial em uma corte de apelação determinou o banimento, que deve ocorrer neste mês.

 

 

Uso no Brasil

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que o uso do clorpirifós atingiu pico em 2014 no país, com a comercialização de 16 mil toneladas. Desde então, o número de vendas iniciou queda, atingindo cerca de 6,5 mil toneladas em 2017 — últimos dados disponibilizados. 

Mesmo com a queda, o número segue maior do que o registrado em 2009 — no início da série histórica do Ibama —, com 3 mil toneladas. De 2013 a 2016, o clorpirifós ficou entre os 10 agrotóxicos mais vendidos no Brasil.