Mais de 300 profissionais de rádio e televisão, radiodifusores, presidentes de associações estaduais e autoridades locais participaram, em Canela (RS), do 27º Congresso Gaúcho de Rádio, Televisão e Comunicação.
Na abertura do evento, no domingo (26), o presidente do Conselho Superior da ABERT, Roberto Cervo Melão, afirmou que a radiodifusão pode ter orgulho de sua trajetória. “O rádio e a TV conseguiram se reinventar, alcançando vitórias em temas que fortalecem o setor.”
O presidente-executivo da ABERT, Cristiano Lobato Flôres, destacou a importância do associativismo para as conquistas setoriais e reforçou a relevância do rádio e da TV aberta para o Brasil. “A radiodifusão presta seus serviços de forma livre, aberta e gratuita a todos os brasileiros. Mas o conceito de ‘aberta’ é muito mais amplo: significa que a radiodifusão está aberta à informação, à sociedade brasileira, ao campo, à cidade, ao jovem, ao idoso e à inovação. A radiodifusão está em constante movimento, porque é uma resultante da sociedade”, afirmou.
O presidente da AGERT (Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão), Alessandro Heck, ressaltou a importância da radiodifusão, principalmente em momentos desafiadores, como as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. “O rádio segue sendo uma voz que mobiliza e consola, que funciona independentemente de redes complexas, levando informação com credibilidade e cumprindo sua função social”, pontuou.
Já o presidente do Congresso, Marcos Piccoli, destacou que o evento celebra a força da radiodifusão gaúcha e a trajetória das emissoras do estado. “Vivemos um momento de transição, de aprendizado, de novas formas de comunicar e de novas responsabilidades com o público que nos acompanha todos os dias”, destacou.
Em palestra magna, o investidor-anjo da Orb.tz, Roberto Franco, falou sobre o público da radiodifusão e como o rádio e a TV podem atingir ouvintes e telespectadores.
Durante a explanação, Franco afirmou que, segundo as pesquisas, apesar de as big tech serem percebidas como dominantes, é o usuário quem está no controle. “Estamos em uma era centrada no consumidor", concluiu.
ABERT, AGERT, MCom e Anatel debatem agenda regulatória do setor
Os desafios do setor e a agenda regulatória da radiodifusão foram tema de debate mediado por Alessandro Heck e que reuniu, na segunda-feira (27), Lobato Flôres, o secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações, Wilson Wellisch, o vice-presidente executivo do Grupo SCC, Beto Amaral, e o vice-presidente institucional da ABERT, Caique Agustini.
Lobato Flôres abordou temas como o combate à desinformação, a proteção dos direitos e conteúdos produzidos pelos veículos de comunicação usados indevidamente pelas plataformas digitais, além dos projetos de lei sobre inteligência artificial, e o que regulamenta as redes sociais. O presidente-executivo da ABERT falou ainda sobre a expectativa com a chegada da TV 3.0 ao Brasil.
“A TV 3.0 é benéfica não só para o telespectador, mas também relevante para o empresário, que terá um novo modelo de negócio. A partir do momento em que o telespectador está logado, é possível direcionar publicidade personalizada para aquela pessoa, e você passa a concorrer no mercado digital. Trazer a TV aberta para o universo digital é uma oportunidade de ouro e é inevitável”, disse.
No mesmo painel, Caique Agustini destacou a importância da participação das associações para o avanço das pautas regulatórias, enquanto Beto Amaral falou sobre a evolução da TV digital para a TV 3.0.
Já Wilson Wellisch abordou temas como a TV 3.0, a desburocratização do processo de outorgas e a consolidação de decretos de radiodifusão e frisou que o governo trabalha para atualizar as licitações do setor.
Outros painéis
Ainda na segunda-feira, o coordenador de Processos de Licenciamento de Radiodifusão da SOR/Anatel, Oseias Aguilar, respondeu perguntas sobre a radiodifusão do Rio Grande do Sul e sobre denúncias anônimas de irregularidades em rádios locais enviadas à agência reguladora.
Durante o Congresso, a AGERT lançou o Relatório Social 2025, que destaca as ações sociais das emissoras associadas. Em 2024, os radiodifusores do Rio Grande do Sul doaram quase R$ 141 milhões em mídia gratuita para divulgações de campanhas sociais, realizadas por 257 emissoras de rádio e TV vinculadas à AGERT. Os dados foram apresentados em vídeo pela coordenadora do projeto, Myrna Proença, e reforçam o compromisso social das emissoras gaúchas com a comunidade. Confira o relatório completo AQUI.
Na terça-feira (28), a força do rádio foi tema de painel mediado por Gerson Pont, do Comitê de Mercado da AGERT. A gerente comercial do Kantar IBOPE Media/RS e SC, Taís Souza, apresentou dados do Inside Audio 2025: de acordo com a pesquisa, 79% da população das 13 regiões metropolitanas pesquisadas ouvem rádio.
O pesquisador e escritor Fernando Morgado destacou formas de fortalecer ainda mais o rádio, veículo que, segundo ele, “inspira credibilidade junto a ouvintes e anunciantes”. Já o diretor geral do portal tudoradio.com, Daniel Starck, ressaltou que o rádio consegue se adaptar ao digital e é ressignificado conforme evolui.
Em entrevista à ABERT, Heck fez um balanço positivo sobre o evento. Segundo ele, as palestras, painéis e networking, apresentaram propostas para encaminhar soluções importantes para a radiodifusão. “Os participantes saem daqui com um conjunto de ferramentas que os capacita para cumprir a principal responsabilidade: informar”, disse ele.
Fonte: ABERT - Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda