Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Nasa fará transmissão ao vivo de eclipse solar totalNasa fará transmissão ao vivo de eclipse solar total

Compartilhe:
Publicado em 01/07/2019, Por GaúchaZH

Em parceria com o Exploratorium, museu localizado em San Francisco, nos Estados Unidos, a Nasa irá transmitir ao vivo o eclipse solar que ocorre nesta terça-feira (2), na América do Sul. O fenômeno só poderá ser observado em sua totalidade em regiões do Chile e da Argentina. Nos demais países, o eclipse será visto parcialmente.

A agência espacial americana fará três transmissões em seu site: imagens sem áudio de telescópios localizados em Vicuna, no Chile, das 16h às 19h (horário de Brasília) e dois programas com comentários ao vivo, um em espanhol e outro em inglês, das 17h às 18h.

No Rio Grande do Sul, o eclipse será parcial.  O fenômeno  começa nesta terça às 16h48min e dura até o pôr do sol.  Para o restante do território gaúcho, os números são variados:  municípios mais ao norte podem ter obscurecimento com menos 1% ou 2% em relação a Capital, enquanto os mais próximos da fronteira com o Uruguai tendem a enxergar uma sobreposição maior.

De acordo com a Nasa, estudar o Sol durante os eclipses solares totais ajuda os cientistas a entender a fonte e o comportamento da radiação solar que impulsiona o clima espacial perto da Terra, o que pode afetar a saúde dos astronautas no espaço e a durabilidade dos materiais usados ​​para construir espaçonaves.

 

(FOTO: GOPALSWAMY / NASA)