Durante agenda oficial realizada nesta quarta-feira, dia 6 de agosto, o secretário nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço, esteve no Centro de Simulação e Treinamento da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS). A atividade reforçou o protagonismo da instituição na qualificação médica, especialmente pela capacidade de oferecer experiências práticas realistas e alinhadas às necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A agenda institucional deu continuidade ao diálogo iniciado em junho, quando a AMRIGS promoveu um encontro sobre o programa federal “Agora Tem Especialistas”, que prevê a criação de três mil vagas para residência médica e investimentos de R$ 260 milhões em todo o Brasil. Ao explorar os ambientes de simulação clínica e de urgência, Felipe Proenço destacou o potencial do espaço para colaborar com políticas públicas de formação de profissional.
“Conhecer o Centro de Treinamento da AMRIGS e visualizar suas possibilidades nas áreas de Cirurgia, Ginecologia e Ultrassonografia, por exemplo, nos mostra o quanto as práticas simuladas são essenciais. Essa estrutura representa uma oportunidade de aprimoramento tanto para quem já atua quanto para quem está concluindo a especialização”, declarou o secretário.
Proenço também destacou que a qualidade da estrutura encontrada em Porto Alegre pode inspirar novas parcerias e fomentar ações integradas entre os serviços assistenciais e os centros formadores.
“Nosso objetivo é reduzir o tempo de espera da população, garantindo diagnóstico e tratamento em tempo oportuno. Para isso, é fundamental contar com especialistas qualificados e constantemente atualizados”, completou.
O Centro de Simulação da AMRIGS foi desenvolvido para capacitar estudantes e médicos com foco em segurança, tomada de decisão e atendimento humanizado. Reconhecido como referência no Sul do Brasil, o espaço atende a diferentes especialidades e está apto a integrar estratégias de capacitação de forma colaborativa com instituições públicas e privadas.
Como está o andamento do programa “Agora Tem Especialistas” no Rio Grande do Sul?
Segundo Felipe Proenço, já foi feito um levantamento dos serviços com capacidade e estrutura para receber especialistas em fase de aprimoramento. Essa etapa foi concluída na metade de julho e, no final do mês, foi lançado o edital voltado aos médicos especialistas.
O programa abrange diversas especialidades — como Cirurgia Geral, Ginecologia, Anestesiologia e Patologia, entre outras. O profissional selecionado irá atuar em um serviço assistencial, com o suporte de um hospital universitário ou de excelência, onde participará de imersões presenciais, mentorias e discussões clínicas.
As inscrições estão abertas até este domingo, dia 10 de agosto, pela plataforma https://www.unasus.gov.br/ . Podem se inscrever especialistas que possuam RQE (Registro de Qualificação de Especialista).
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
Fonte: PlayPress Assessoria e Conteúdo
Foto: Grupo RSA de Comunicação / Rádio Sananduva Ltda