Segundo dados da Motiva, que administra o terminal, entre janeiro e junho de 2025, o Aeroporto de Pelotas (RS) recebeu mais de 48 mil passageiros, número que representa um aumento de 16,47% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados mais de 41 mil passageiros. No primeiro semestre de 2025, o aeroporto contabilizou ainda 1.072 pousos e decolagens.
Para o gerente do aeroporto,Wesley Puygcerver, o crescimento expressivo reflete o trabalho da equipe local e os investimentos realizados pela Motiva. “Aumentar a movimentação de passageiros em mais de 16% é um indicador claro do nosso avanço. Esse resultado mostra que Pelotas está cada vez mais conectada e preparada para atender com qualidade os viajantes da região. Seguimos investindo em infraestrutura, segurança e experiência do cliente, alinhados ao compromisso da Motiva com a excelência operacional”, explica o gestor.
Com localização estratégica na região Sul do estado, o Aeroporto de Pelotas é uma importante porta de entrada para o turismo e o desenvolvimento econômico da região. As melhorias estruturais e operacionais promovidas pela Motiva têm fortalecido sua capacidade de atendimento e ampliado o potencial de crescimento do terminal, que a partir de outubro passa a oferecer duas rotas diretas para São Paulo: uma para o Aeroporto de Guarulhos (GRU), operada pela LATAM, e agora também para Congonhas, com a GOL.
Sobre o Aeroporto de Pelotas: Atende o sul do Rio Grande do Sul, com voos comerciais e suporte à aviação regional. É um elo importante para a mobilidade e o crescimento da região. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.
Sobre a Motiva: Maior empresa de infraestrutura de mobilidade do Brasil, a Motiva atua nas plataformas de Rodovias, Trilhos e Aeroportos. São 39 ativos, em 13 estados brasileiros e mais de 16 mil colaboradores. A Companhia é responsável pela gestão e manutenção de 4.475 quilômetros de rodovias, realizando cerca de 3,6 mil atendimentos diariamente. Em sua plataforma de trilhos, por meio da gestão de metrôs, trens e VLT, transporta anualmente 750 milhões de passageiros. Em aeroportos, com 17 unidades no Brasil e três no exterior, atende aproximadamente 45 milhões de clientes anualmente. Primeira empresa do Brasil a integrar o Novo Mercado, a Companhia está listada há 14 anos no hall de sustentabilidade da B3.
Fonte: Rodrigo Zanotto / Excom / Motiva Aeroportos
Foto: Aeroporto de Pelotas - RS / Divulgação / Motiva Aeroportos