Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


De Aerosmith a Ed Sheeran: as músicas que estão substituindo a marcha nupcial no casamentoDe Aerosmith a Ed Sheeran: as músicas que estão substituindo a marcha nupcial no casamento

Compartilhe:
Publicado em 27/05/2019, Por GaúchaZH

Se antes não se imaginava a noiva entrando para a cerimônia de casamento sem marcha nupcial marcando seus passos, hoje é difícil um casal seguir à risca a tradição em torno das músicas que marcam o grande momento. Cada vez mais, as versões clássicas de Wagner e de Mendelssohn que anunciam há gerações a chegada da noiva cedem espaço a sucessos da música pop –, geralmente usadas em versões instrumentais.

— Ave Maria para troca de alianças? Esquece. Marcha nupcial para a entrada da noiva? Não rola mais — afirma o DJ Adriano Carazzo.

Foi o que ocorreu no casamento de Gabriela Loreto e Francisco Ferrari Brandão Gomes, em Porto Alegre, em 27 de abril. Segundo a noiva, a marcha nupcial soava sóbria demais para uma celebração em um clube, onde depois foi realizada a festa. Então, ela escolheu Can’t Help Falling In Love, consagrada por Elvis Presley, em uma versão apenas com piano e violoncelo do Brooklyn Duo, projeto do casal americano Marnie and Patrick Laird. Seguindo a ideia de Gabriela de escolher a música conforme o seu gosto, Francisco atravessou o corredor da cerimônia ao som de um quarteto de cordas tocando Mr. Brightside, da banda The Killers. As entradas dos padrinhos e do pajem e da dama de honra se deram com versões instrumentais de Something Just Like This (Coldplay) e Can You Feel the Love Tonight (Elton John), respectivamente.

Can’t Help Falling In Love também faz parte da história de outro casal de Porto Alegre. Rafael Scheneztzki Toscano usou a canção como trilha sonora do pedido de casamento a Caroline Oliveira. É claro que a música foi repetida na cerimônia, com sua letra inspirando elementos da decoração e, depois, durante a dança do casal. Para a entrada, os noivos escolheram, juntos, músicas que tivessem significado para ambos. Caroline chegou com La Vie en Rose, na voz de Édith Piaf, e Rafael com Stand By Me, por Ben E. King – esta se consolidou ainda mais nas playlists de casamentos depois que um coral gospel a interpretou na celebração real de Meghan Markle com o príncipe Harry da Inglaterra.

– A letra é linda e significa o que pensamos e queremos: não importa nada, desde que estejamos um ao lado do outro – comenta Caroline.

 

Versão brasileira quebrou encanto

As opiniões sobre o declínio da marcha nupcial dividem-se entre as organizadoras de casamentos. Enquanto algumas acreditam na importância da música tradicional para “avisar” sobre a chegada da noiva e não deixar a tradição se perder, outras afirmam: hoje em dia, raro é entrar com a marcha nupcial, principalmente em cerimônias realizadas em clubes ou casas de festas. Já na Igreja Católica, a escolha musical dos noivos precisa passar por uma avaliação prévia.

– A marcha nupcial não é obrigatória, mas, durante o rito, é recomendável uma música do repertório clássico, sobretudo, música instrumental – explica o Padre Luciano da Costa Massullo, da Paróquia São Pedro, em Porto Alegre.

Fora da igreja, há noivas que preferem unir o tradicional ao moderno, optando pela composição de marcha nupcial com alguma música de sua preferência – os cantores Ed Sheeran e John Legend estão entre os mais requisitados, segundo os DJs consultados pela reportagem. Já os noivos, cada vez mais participativos na escolha da playlist, costumam optar mais pelo rock.

– A grande sacada é que todo mundo quer fazer diferente, repaginar. Não que a marcha nupcial esteja caindo em desuso, mas as noivas personalizam para fazer do jeito que gostam – comenta o DJ Chaleco Angeli.

Dois filmes lançados em 2018 influenciaram na seleção musical de alguns casais. As trilhas de Bohemian Rhapsody, sobre a banda Queen, e Nasce uma Estrela, com Lady Gaga e Bradley Cooper, foram introduzidas nas festas por conta da boa repercussão dos longas. A mesma moda deve pegar depois que Rocketman, cinebiografia de Elton John, chegar aos cinemas, na próxima quinta-feira. O DJ Carazzo aposta na clássica Your Song como hit de futuras cerimônias. Shallow, de Nasce uma Estrela, segundo ele, deve começar a decair por conta da polêmica releitura da música feita por Paula Fernandes e Luan Santana.

– Uma das minhas clientes tinha escolhido a música, mas desistiu por causa do “juntos e shallow now”. Quebrou o encanto – brinca Carazzo.

 

Confira as cinco músicas mais recorrentes para as entradas de casais em cerimônias:

Noivas

1.  A Thousand Years  - Christina Perri

2.  Photograph - Ed Sheeran

3. Shallow - Lady Gaga ft Breadley Cooper

4. All Of Me - John Legend

5.  Can't Help Falling In Love - Elvis Presley

 

Noivos

1. I Don't Wanna Miss a Thing - Aerosmith

2. I Was Born to Love You – Queen

3. Harvest Moon - Neil Young

4. Here Comes The Sun - The Beatles

5. A Sky Full Of Stars - Coldplay