Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Ansiedade, falta de foco e mau humor? Música pode ser o remédio ideal para amenizarAnsiedade, falta de foco e mau humor? Música pode ser o remédio ideal para amenizar

Compartilhe:
Publicado em 16/05/2019, Por Reverb

A música é "mágica". E são os especialistas e estudiosos da área de saúde que dizem. Pesquisadores descobriram que melodias são capazes de amenizar sentimentos cada vez mais comuns aos seres humanos do século XXI, como a ansiedade, falta de foco/produtividade e o mau humor. Nada de remédios prescritos, apenas música. Essa é a melhor receita e vamos te explicar o porquê.

Pesquisadores e curadores da consultoria britânica Mindlab comprovaram em uma série de testes que o uso terapêutico da música tem sido fundamental para relaxar pacientes. Para chegar a tal resultado, eles pediram aos participantes do estudo que resolvessem um jogo de quebra-cabeças o mais rápido possível enquanto ouviam diferentes gêneros musicais.

As respostas da atividade cerebral a cada tipo de música foram avaliadas com sensores conectados aos voluntários, capazes de medir a pressão sanguínea e a respiração. Assim, os cientistas descobriram quais relaxavam e quais não, mesmo diante de uma tarefa que requer paciência (coisa que temos cada vez menos). A que produziu melhor resultado nos participantes (65% menos ansiedade) foi "Weightless", do trio britânico Marconi Union. Trata-se de uma faixa instrumental. Ouça aqui.

Se a ansiedade é uma pedra no sapato, a procrastinação também. Com tantas informações ao nosso redor, é fácil perder o foco. O neurocientista Daniel Joseph Levitin, autor do livro "This Is Your Brain on Music", explica em sua obra como a música pode te ajudar a manter a mente no caminho certo.

Baseado em um estudo de 2011, ele nos conta que existem regiões do cérebro responsáveis pelas emoções e pela concentração. Elas são mais ativadas quando ouvimos uma trilha sonora familiar. Já as músicas desconhecidas não nos causarão o mesmo impacto, e podem nos distrair. Portanto, na hora de estudar ou trabalhar, ouça a playlists com muitas músicas conhecidas. Mas nada de sons muito frenéticos, como funk 150 bpm, ok?

Na verdade, para aumentar a produtividade é necessário, antes, saber o que você vai fazer. Se for leitura ou algo que requer mais atenção, opte por música clássica ou ambiente. Já para malhar ou correr, que são atividades enérgicas, escute rock ou música pop.

Agora, se o seu objetivo é melhorar o humor, os pesquisadores indicam canções capazes de estimular a liberação de dopamina, que age como neurotransmissor e causa sensação de bem-estar, reduzindo o estresse e ansiedade.