O Banco Central e o CMN (Conselho Monetário Nacional) decidiram criar novas regras para o sistema Open Finance que vão permitir o pagamento por aproximação utilizando o Pix, sem necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira. O lançamento da nova função para a população geral está previsto para fevereiro de 2025, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (4) pelas instituições.
Segundo a instituição, as novas regras vão diminuir etapas nos pagamentos online e oferecerão o Pix nas carteiras digitais, as chamadas wallets.
As novas regras também ampliam o escopo de instituições que participam do Open Finance, passando a abranger instituições financeiras que são relevantes em segmentos, como por exemplo investimento e operações de câmbio.
O diretor de Regulação do BC, Otávio Damaso lembrou que, como divulgado antes, foi aprovada a governança definitiva do Open Finance, que passa a ter CNPJ próprio. Damaso também disse que o Open Finance “já é uma realidade” no Brasil. Em entrevista coletiva para comentar o sistema, ele afirmou que há instituições financeiras com até 65 produtos desenvolvidos com base no sistema financeiro aberto.
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)