A geofonia será implantada em todas as cidades onde a Corsan atua na região Norte do Estado. A tecnologia permite identificar vazamentos de água não aparentes (que não chegam à superfície), como quando a água tratada se desvia para canalizações pluviais, galerias de esgoto ou é absorvida pelo solo.
O geofone possui uma haste que é colocada no solo e fones por onde o agente de saneamento consegue localizar o ponto exato do vazamento, por meio da interpretação de sons e ruídos na rede de água. O procedimento é feito preferencialmente à noite, quando há mais silêncio nas ruas e a técnica é mais assertiva.
A Corsan está capacitando 70 colaboradores para esta função na região - um para cada município - ao longo desta semana. A intenção é dar agilidade aos atendimentos de canalizações rompidas, evitar o desperdício da água tratada e diminuir aberturas de grandes extensões no pavimento das ruas.
Recentemente, Frederico Westphalen, Passo Fundo, Carazinho, Soledade, Erechim e Marau receberam equipes para localizar vazamentos com o uso do geofone de empresas contratadas para esta atividade. Na próxima semana, o trabalho será realizado em Casca. A partir do fim do mês, o serviço será ampliado para todos os municípios com a capacitação dos agentes.
(FOTO: DIVULGAÇÃO / CORSAN)