Com novidades, incluindo um novo modelo de governança, a criação de eixos temáticos e a ampliação no número de servidores e serviços oferecidos, a temporada 2023-2024 da Operação Verão Total (OVT) chegou ao fim em 15 de março com uma queda expressiva em uma série de indicadores criminais nas praias gaúchas. Quase 40 órgãos do governo do Estado estiveram presentes em todo o litoral do Rio Grande do Sul, além de águas internas e balneários, levando serviços, informação e segurança para banhistas, moradores e turistas durante os três meses do veraneio.
No balanço final da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os índices de criminalidade tiveram queda. O indicador de roubos a estabelecimentos comerciais apresentou redução de 65%, e o de roubo a pedestres registrou queda de 42% – mesmo número da diminuição de roubos de veículos.
Nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi observada queda de 32%. O crime de estelionato apresentou uma redução de 26%, e os indicadores de roubos a residência diminuíram 24%. Foram realizadas ainda operações relacionadas a furto de fios e cabos, bem como de desmanche. Além disso, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), não houve nenhuma morte em áreas com a presença de guarda-vidas durante a OVT.
Coordenador executivo da operação, o vice-governador Gabriel Souza destaca que essa é a maior iniciativa do governo estadual, realizada de maneira transversal. “Reunimos diferentes secretarias e setores da gestão para que cada um levasse seus principais serviços para as praias de norte a sul. O objetivo foi otimizar nossas entregas e dar respostas mais eficientes para as principais demandas da população nessas regiões”, explica.
As ações foram divididas em cinco eixos temáticos: Segurança Pública, Bem-Estar Social, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Comunicação.
Mais números e entregas dos eixos temáticos
IGP: os serviços de identificação civil foram ampliados nos quatro postos do Instituto Geral de Perícias (IGP), resultando em uma expansão de +175%.
Brigada Militar: atendimento a 23.657 ocorrências, com realização de 5.919 barreiras policiais e abordagem a 145.844 pessoas. Além disso, as ações da Escolinha de Trânsito proporcionaram maior aproximação com a comunidade, atendendo um público total de 15.920 pessoas.
Polícia Civil: atendimento a 31.537 ocorrências; ampliação do amparo a vítimas de violência doméstica por meio de 2.065 medidas protetivas; realização de 286 mandados de prisão e de 664 mandados de busca e apreensão; além de diversas ações que compreenderam oficinas de desenho, oficinas de trânsito, o Papo de Responsa e ações sociais, entre outras atividades que alcançaram um público total de 5.418 pessoas.
Corpo de Bombeiros: realizados 879 salvamentos (aumento de 18,3% em relação à edição anterior), além de 382.336 ações de prevenção, destacando a atuação preventiva e socorrista efetiva da instituição. O Projeto Guarda-Vidas Mirim atingiu um público de 1.641 crianças.
Detran: a Balada Segura quase dobrou o número de abordagens no litoral. Foram 16.429 motoristas fiscalizados de 16 de dezembro do ano passado a 10 de março de 2024, contra 8.800 abordagens na operação de 2022/2023. Mesmo com o aumento substancial das abordagens, as infrações por recusa caíram 3%, os testes positivos reduziram em 70% e os registros de crime de trânsito de embriaguez diminuíram 36%. Foram realizadas 82 blitze de fiscalização, com aproximadamente 4 mil veículos autuados e 323 recolhidos, com efetivação de 15.554 testes do etilômetro.
A Secretaria da Saúde (SES) realizou repasse no valor R$ 3 milhões, que contemplou 19 bases do SAMU 192, 14 pronto-atendimentos e nove hospitais do Litoral Norte e Sul. O objetivo foi auxiliar os municípios para minimizar o aumento de custos, assim como apoiar as ações em saúde decorrentes do aumento do fluxo de veranistas e turistas. Também foram realizadas ações de conscientização sobre a dengue, orientações para os trabalhadores expostos às ondas de calor, capacitações e fiscalizações relacionadas à alimentação.
A Fundação de Atendimento ao Deficiente e ao Superdotado do Rio Grande do Sul (Faders) expandiu a ação Rede Praia Acessível com o Banho Assistido em Cadeira Anfíbia. Foram realizados 608 atendimentos, contemplando pessoas domiciliadas em 76 municípios. Entre essas, 484 foram pessoas com deficiência. O serviço Disque Banho Assistido recebeu 130 chamadas.
Ações de educação ambiental também integram o eixo e foram realizadas em cinco cidades, onde cerca de 820 pessoas passaram pelos espaços montados pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Veranistas e moradores puderam realizar cinco visitas às unidades de conservação (REBIO Mato Grande e Parque Estadual de Itapeva), três ao Horto Florestal do Litoral Norte e uma ao Parque Eólico de Osório. No total, foram 72 visitantes.
O Procon RS apresentou um aumento de cerca de 350% de municípios que receberam os serviços da unidade móvel, saltando de dois municípios para dez. Neste ano, o setor ampliou em cerca de 15% as datas de agenda de serviços prestados de forma presencial, além de aumentar em 60% os locais que receberam atendimento no veículo.
Já as salas de autoatendimento nas unidades do Tudo Fácil foram disponibilizadas para realização de uma série de atividades e solicitações para os cidadãos. Também foi oferecido horário estendido para receber a população nas unidades. Em Pelotas foram registrados 30.803 atendimentos, com nível de satisfação geral de 99,03%. No mesmo período, em Rio Grande/Cassino, foram realizados 26.625 atendimentos, com nível de satisfação de 99,16%.
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt), realizou, ao longo de 2023, uma série de melhorias nas rodovias de acesso aos litorais Norte e Sul do Estado para proporcionar manutenção de forma contínua. O Daer também realizou a roçada e recuperação de dispositivos de drenagem na malha em geral das estradas da região. A autarquia liberou, ainda, R$ 9 milhões para investimentos nas rodovias do Litoral Norte e, na temporada de veraneio, intensificou os trabalhos de manutenção nos pontos mais críticos das rodovias da região.
Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) participou da operação por meio da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), órgão vinculado à pasta, realizando fiscalizações dos ônibus de passageiros em 25 municípios. Pelo acentuado aumento do fluxo de passageiros, foram intensificadas as abordagens nas regiões com a finalidade de apurar o cumprimento dos horários oficiais das tabelas constantes nos registros da Metroplan.
Por sua vez, a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) implementou melhorias na sinalização na ERS-040, na ERS-784, na ERS-115 e na ERS-239, além de disponibilizar uma ambulância extra para atendimento aos motoristas na ERS-040, em Capivari do Sul. Também ofertou serviços de ambulância, guincho e estrutura de parada e atendimento.
A partir dessa edição, a população passou a contar com uma nova ferramenta para acessar as principais orientações da OVT. No site da operação, é possível conferir indicações sobre balneabilidade; mapa de guarda-vidas e guaritas; atualizações sobre estradas e trânsito; serviços e dicas de saúde, meio ambiente e segurança; e programação de esportes, lazer e cultura, além de informações turísticas.
Texto: Ascom GVG e Ascom SSP
Edição: Felipe Borges/Secom
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)