Criminosos têm aplicado golpes em empresas e pessoas físicas do Rio Grande do Sul ao fraudar a emissão de intimações de Cartório de Protestos e enviar boletos falsos cobrando o pagamento de dívidas. Ao aplicar o golpe, os estelionatários se baseiam em dados verdadeiros das vítimas, muitas vezes, obtidos por meio de vazamento de informações.
Para tornar o procedimento credível, golpistas têm timbrado os boletos com um brasão falso, simulando autenticidade do documento. Algumas empresas e pessoas que possuem dívidas acabam acreditando da intimação e realizando depósito aos criminosos.
Como se prevenir
Os Cartórios de Protesto atuam quando um credor precisa cobrar uma dívida. Comumente, uma intimação é encaminhada ao devedor. Ao ser paga, a dívida está quitada e o credor deve receber o repasse financeiro.
De acordo com a economista Karine Flores, atuante nos Cartórios de Protesto do Rio Grande do Sul, a cobrança costuma ser feita por meio de um intimador, que vai pessoalmente até o endereço de que está devendo, levando o boleto e a intimação.
"Existem também muitos cartórios que entram em contato, seja através de e-mail, seja através do What's App, para passar informações sobre a dívida. Então, não é porque ela recebeu através de uma outra plataforma que ela está incorreta, mas, se veio através de uma outra plataforma, é necessário redobrar os cuidados, porque principalmente estas intimações chegam de forma presencial", salienta.
A fim de prevenir os estelionatos, o Centro Nacional de Protestos do Brasil desenvolveu uma ferramenta online para que as empresas e pessoas físicas possam confirmar se há alguma cobrança relacionada a elas. O procedimento inclui cadastramento no "Avise-me", informando dados pessoais e a cidade onde reside.
Conforme explica a economista, é a partir desse procedimento que "as pessoas começam a receber informações através do SMS ou do e-mail de qualquer movimentação que aconteça com seu CPF ou CNPJ se entrou ali alguma cobrança".
Karine ainda alerta que casa haja qualquer cobrança pendente, a pessoa será informada pelo sistema.
"Você vai receber uma mensagem. Essas atualizações são feitas diariamente. Então, tu sempre vai ficar sabendo qualquer tipo de movimentação, qualquer tipo de cobrança que apareça por ali e se tem alguma dúvida. Entra no site ali da central e confirma se é realmente essa mensagem que tu recebeu, se ela veio realmente dali e aí, assim, a pessoa consegue evitar de cair em algum tipo de golpe", sugere a economista.
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)