Uma nova onda de calor intenso vai marcar a semana. A partir desta quinta-feira (14), a temperatura pode atingir a marca de 40ºC em algumas partes do Brasil. O alerta foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A expectativa é de que o evento não seja tão intenso quanto como os que ocorreram em outras partes do Brasil recentemente. Porém, o Inmet o classificou como nível de severidade laranja devido ao alto números de dias e radiação solar mais intensa. A onda de calor deve durar até a próxima quarta-feira (20).
Segundo a Climatempo, “as altas temperaturas são comuns em dezembro, que é um mês dentro do verão meteorológico, mas ondas de calor neste mês costumam ocorrer de forma mais localizada, pois a maior parte do Brasil já tem muita umidade, atenuando extremos de calor”.
A partir do dia 14, o interior de São Paulo, o noroeste de Minas Gerais e grande parte da Região Sul podem atingir acima de 37ºC. A temperatura dispara no sábado (16) e domingo (17) e alguns estados podem chegar a 40ºC. Confira quais estados serão afetados.
Marcas de temperaturas nos Estados variam de 37ºC a 42ºC
Entre 37°C até 39°C
Mesmo as estimativas mais baixas dos afetados pela onda de calor podem chegar a 39°C. São regiões como cidades no norte e oeste do Paraná e estados como Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Entre 38°C a 40°C
Regiões como interior do Piauí, Maranhão, sul e leste de Tocantins podem chegar a marca de 38°C a 40°C. No sudeste e sul, o índice também está previsto para o sul e leste de Santa Catarina; e norte e oeste de São Paulo. O Rio Grande do Sul terá áreas afetadas; Porto Alegre tem previsão de 40ºC para domingo (17).
Entre 40°C a 42°C
Estão previstas máximas de 40°C a 42°C nos estados de Mato Grosso do Sul, além do sul e leste de Mato Grosso, que inclui a capital Cuiabá. Além disso, essas máximas também atingem pontos do oeste e sul de Goiás e noroeste de Minas Gerais. A região do Vale do São Francisco, no oeste da Bahia, também está entre as previstas.
Efeitos no Rio Grande do Sul
Apesar de ter sido um fenômeno frequente no Brasil em 2023, esta é a primeira vez que o Rio Grande do Sul será atingido por uma onda de calor neste ano.
Além do aumento na temperatura, áreas de instabilidade podem se formar e provocar “temporais isolados, com rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuva localmente fortes”. Nem todas as regiões do Estado devem ser afetadas da mesma forma, informou o instituto. A faixa litorânea registrará temperatura inferior.
Máximas previstas para domingo (17), segundo a Climatempo:
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)