No dia 28 de novembro, Tapejara celebrou uma conquista importante para a agroindústria local. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) concedeu ao município o título de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), em uma cerimônia realizada no município de Mirassol d’Oeste, Mato Grosso.
A autorização para adesão ao sistema foi concedida ao Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor), do qual Tapejara faz parte. Além de Tapejara, o município de Lagoa Vermelha também obteve esse certificado. Neste primeiro momento, a autorização foi estendida a esses municípios, tornando-os os primeiros entre os 19 abrangidos pelo consórcio a receberem autorizações para a agroindustrialização, seguindo as normas do Sisbi-POA.
Empresas pioneiras na adequação para receber o certificado em Tapejara são a Tupi Alimentos e Laticínios Mabom. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito de Tapejara, Rodinei Bruel (Gipe), representando o presidente do consórcio e prefeito de Ibiaçá, Ulisses Cechin; o assessor jurídico do Cirenor, Ilton Nunes dos Santos, o secretário de Agricultura de Tapejara, Eduardo Bortoloto (Tilico), e a médica-veterinária e coordenadora do projeto SISBI no Cirenor, Letícia Sganzerla.
Essa conquista é resultado de um trabalho que teve início em 2019 com a participação no Projeto CONSIM, cujo objetivo é ampliar o número de municípios incluídos no Sisbi-POA. A portaria nº 941/2023, publicada pelo Mapa em 21 de novembro, integra os Serviços de Inspeção Municipais vinculados ao Cirenor ao Sisbi-POA.
O consórcio agora pode indicar estabelecimentos e produtos em conformidade com a legislação vigente ao E-SIBIBI, possibilitando a comercialização desses produtos em todo o território nacional. Isso representa uma grande oportunidade de negócios para os consorciados e empreendedores locais.
O Sisbi-POA, parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a qualidade e a segurança alimentar. A adesão ao sistema requer comprovação de equivalência nos serviços de inspeção, demonstrando eficiência comparável à do Ministério da Agricultura, conforme estabelecido em decretos e instruções normativas.
Segundo o vice-prefeito Gipe, essa certificação representa um marco para Tapejara, impulsionando sua presença no mercado nacional e consolidando a qualidade dos produtos de origem animal fabricados no município.
(FOTO: ASCOM PREFEITURA DE TAPEJARA)