Com quatro voos diretos e regulares e projetado para transportar até 200 mil passageiros por ano, o novo Terminal do Aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, conta agora com mais qualidade e eficiência no fornecimento de água tratada. A Corsan passou a ser a responsável pelo abastecimento não só nas instalações do novo terminal, como também da água utilizada pelas equipes de bombeiros e rede de hidrantes existente no aeroporto.
Conforme o superintendente da Regional Planalto da Corsan, Aldemir Santi, o sistema é composto por dois poços artesianos, rede de tratamento e distribuição, e um reservatório elevado com capacidade para armazenar 10 mil litros. “Com essa estrutura, podemos garantir aos usuários e às equipes de operação do aeroporto qualidade e regularidade no fornecimento de água tratada. Os materiais utilizados no projeto são modernos e contemplam equipamentos como novo encanamento mais resistente à ação do tempo e menos suscetível a rompimentos, por exemplo”, destaca Santi.
Além do novo Terminal de Passageiros, a Corsan implantou redes de distribuição para atender hangares particulares, com possibilidade de pontos individualizados de água ao longo do aeródromo. Com essa iniciativa, garante fornecimento ininterrupto e de qualidade para novas operações que porventura sejam autorizadas a se instalar no local.
Esgotamento sanitário
Outros investimentos são feitos em Passo Fundo pela Corsan com previsão de entrega para o fim deste ano. São o caso do novo sistema de esgotamento sanitário para atender bairros como o Dona Júlia, Operária, Nenê Graeff e parte do Vera Cruz, orçado em quase R$ 27 milhões, e da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Araucária, próximo à BR-285, que soma R$ 15 milhões de investimento.
(FOTOS: EDER CALEGARI / CORSAN AEGEA)