O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou nesta sexta-feira (8) que irá antecipar o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais a moradores das cidades atingidas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
O benefício de setembro será pago no início do calendário, que cai no dia 25 deste mês. Além disso, será possível solicitar o pagamento de um "salário extra" — o valor terá de ser devolvido, com desconto em folha, parcelado em 36 vezes sem juros.
Segundo o INSS, a antecipação contemplará 706.619 mil pessoas, totalizando R$ 1,21 bilhão. A medida considera os 79 municípios listados no decreto de calamidade pública editado pelo governo do Estado.
Os beneficiários que desejarem receber a parcela extra precisam fazer solicitação pelo site do INSS, aplicativo Meu INSS ou diretamente nas agências. O desconto em folha começará três meses após o pagamento, sem qualquer correção.
O instituto comunicou que, após a solicitação, será feita uma análise em até cinco dias. Em alguns casos, o valor será liberado imediatamente. Em outros, poderá levar alguns dias.
O governo também assegurou o pagamento dos benefícios de prestação continuada previdenciária e assistencial pelo prazo do estado de calamidade (180 dias). Haverá ainda atendimento prioritário na análise e na conclusão dos requerimentos de concessão inicial de benefícios, em relação aos beneficiários dos municípios em estado de calamidade pública, ainda que requeridos em outras cidades.
Confira os municípios contemplados pela medida do INSS:
(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)