Um dos maiores guitarristas da história, Jeff Beck morreu na terça-feira aos 78 anos, segundo informações de sua conta da oficial no Twitter. De acordo com a publicação, ele faleceu após contrair uma meningite bacteriana.
"Em nome de sua família, é com profunda tristeza que comunicamos a notícia do falecimento de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda.
Nascido em 24 de junho de 1944 em Wallington, na região metropolitana de Londres, Geoffrey Arnold Beck começou a carreira como guitarrista de estúdio e, em 1965, entrou para o grupo The Yardbirds substituindo ninguém menos que Eric Clapton.
Sua passagem pelo grupo durou apenas 18 meses, quando se afastou por problemas de saúde. Três anos depois, formou sua própria banda, o The Jeff Beck Group, na companhia de um então desconhecido cantor chamado Rod Stewart e do baixista Ron Wood, que entraria para os Rolling Stones em 1974, depois de Mick Taylor deixar o grupo. O álbum de estreia da banda, “Truth”, é considerado um dos discos mais influentes da música britânica.
O reconhecimento junto ao grande público veio em 1975, com o álbum "Blow by blow", em lançamento solo. Ganhador de sete Grammys por performances instrumentais e um oitavo em 2009, pela participação em The Imagine Project, de Herbie Hancock, Beck era tido como um dos grandes inovadores do instrumento. Pioneiro do jazz-rock, ele também abriu caminho para subgêneros mais pesados, como o rock psicodélico o heavy metal, ao longo de sua carreira.
Beck havia recentemente terminado a turnê de seu album '18', feito em parceria com o ator Johnnty Depp e lançado em julho de 2022.
FOTO: JORDAN GROBE VIA INSTAGRAM