Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Neil Young vende 50% dos direitos de suas músicasNeil Young vende 50% dos direitos de suas músicas

Compartilhe:
Publicado em 06/01/2021, Por GZH

Neil Young vendeu uma participação de 50% em suas músicas para uma empresa de investimentos britânica. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (6). 

O Hipgnosis Songs Fund disse que adquiriu metade dos direitos autorais e das participações em cerca de 1.180 canções escritas pelo artista de 75 anos, compositor de Heart of GoldRockin 'in the Free World e Cinnamon Girl. Os termos ainda não foram divulgados. 

O acordo ocorre um mês depois de Bob Dylan vender os direitos de publicação de mais de 600 canções para o Universal Music Publishing Group por uma fortuna estimada entre US$ 300 milhões e meio bilhão de dólares. Stevie Nicks vendeu 80% das ações de sua música para a Primary Wave por cerca de US$ 100 milhões.

Merck Mercuriadis, fundador da Hipgnosis Songs Fund Limited, disse que comprou seu primeiro álbum de Neil Young quando tinha sete anos. "Harvest foi meu companheiro e eu conheço cada nota, cada palavra, cada pausa e silêncio intimamente", disse ele. "Neil Young, ou pelo menos sua música, tem sido meu amigo desde então", acrescentou.

O empresário também disse que o falecido empresário de Young, Elliot Roberts, era igualmente um ídolo para ele. 

Em uma indústria onde as vendas de música diminuíram e a indústria de shows está paralisada devido à pandemia do coronavírus, a publicação de músicas é vista como um ativo cada vez mais valioso. As empresas geralmente exigem o uso das músicas de um artista em filmes, videogames e publicidade.

O último uso tem sido um obstáculo para Young, cuja canção This Note's For You de 1988 criticou duramente os artistas que alugavam suas músicas para campanhas publicitárias. O vídeo que acompanha os anúncios parodiava Michael Jackson e Eric Clapton. Na faixa, ele cantou: "Não estou cantando para Pepsi, não estou cantando para Coca. Eu não canto para ninguém. Me faz parecer uma piada."

Nos anos que se seguiram, tornou-se muito mais comum músicos ganharem dinheiro por meio de campanhas publicitárias. Mas, pelo menos até 2016, Young continuou a resistir que sua música fosse usada dessa forma, de acordo com a revista Rolling Stone. Não está claro se o acordo da Hipgnosis prevê uma mudança nessa política.

No anúncio desta quarta, Mercuriadis disse que sua empresa e Young "têm uma integridade, ethos e paixão comuns nascidos da crença na música e nessas canções importantes. Nunca haverá um 'Hambúrguer de Ouro', mas trabalharemos juntos para garantir que todos possam ouvi-los nos termos de Neil".

Young lançou cerca de 70 álbuns como artista solo e com bandas como Buffalo Springfield, Crazy Horse e Crosby, Stills, Nash & Young.

(FOTO: GZH)