Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Ministério da Saúde credencia leitos de UTI nos hospitais de Passo FundoMinistério da Saúde credencia leitos de UTI nos hospitais de Passo Fundo

Compartilhe:
Publicado em 30/12/2020, Por Rádio Tapejara

O Ministério da Saúde assumiu os custos operacionais de 13 leitos de UTI Covid no Hospital de Clínicas de Passo Fundo-HC e outros 20 no Hospital São Vicente de Paulo-HSVP.

A decisão foi publicada em portaria no último dia 16/12 e já está em vigor, sendo que os pagamentos iniciam em janeiro. Desta forma, há o que se chama de credenciamento dos leitos.

O credenciamento através do Governo Federal foi possível após várias reuniões no Ministério da Saúde, realizadas pelo deputado Giovani Cherini, Coordenador da Bancada Gaúcha no Congresso Nacional e vice-líder do governo.

O Hospital de Clínicas informou que os 13 leitos de UTI já estavam em operação e não ampliam a capacidade de atendimento, apenas eliminam os custos que estavam sendo mantidos pela instituição.

O mesmo ocorre com o HSVP, que tem agora os seus 20 leitos com os custos a serem pagos pelo governo. Os leitos estavam operando também com custos próprios. Atualmente a cidade segue agora com 43 leitos de UTI adulto para Covid-19 em operação, sendo todos custeados pelo governo.

Alta demanda

Passo Fundo apresenta alta demanda de leitos por ser um polo regional e receber vários pacientes de outras cidades. Além do HSVP e HC, há três leitos emergenciais no Hospital de Clínicas, que já chegaram a ser acionados em dezembro diante da alta necessidade.

(FOTO: RÁDIO TAPEJARA)