Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


A Voz do Brasil poderá ter horário alterado ou suspenso em datas especiaisA Voz do Brasil poderá ter horário alterado ou suspenso em datas especiais

Compartilhe:
Publicado em 22/12/2020, Por Governo Federal

O programa de rádio ‘A Voz do Brasil’, que apresenta diariamente as notícias oficiais sobre os Poderes da República, poderá ter horários flexibilizados ou suspensos em dias de grandes acontecimentos municipais, estaduais e nacionais, como em datas comemorativas.  Para isso, o Ministério das Comunicações (MCom) abre, pela primeira vez, uma Consulta Pública com o intuito de ouvir a sociedade e elaborar o calendário do programa para o ano de 2021.As contribuições poderão ser feitas entre os dias 21 de dezembro de 2020 e 19 de janeiro de 2021.

"Pode ser a cobertura de uma festa tradicional de um município que teria que ser interrompida para passar “A Voz do Brasil”, ou pode ser uma partida de um evento esportivo, ou algo do gênero. Evidentemente que os radiodifusores também têm interesse nisso”, cita o secretário de Radiodifusão, Maximiliano Martinhão. Atualmente o MCom já autoriza a flexibilização do horário de retransmissão do programa A Voz do Brasil, no caso de emissoras que desejarem transmitir jogos de futebol da Seleção Brasileira. A medida vale tanto para a seleção masculina quanto feminina, enquanto durar o estado de calamidade pública da pandemia. De acordo com a Portaria nº 1.394, a flexibilização do horário vale para transmissões de jogos com início marcado entre as 19h e 20h30, desde que o programa seja transmitido sem cortes, até às 23h do mesmo dia.

Por lei, as emissoras de rádio são obrigadas a retransmitir, diariamente, o programa A Voz do Brasil no horário compreendido entre às 19h e às 22h, exceto aos sábados, domingos e feriados. O programa é transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e é dividido em quatro blocos: sendo 25 minutos para o Poder Executivo, cinco minutos para o Poder Judiciário, dez minutos para o Senado Federal e 25 minutos para a Câmara dos Deputados.

A Voz do Brasil -  É o programa de rádio mais antigo do país e do hemisfério sul ainda em execução. Essa marca lhe rendeu um espaço no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995. O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. A abertura do programa, quando uma voz masculina imponente dizia “em Brasília, 19 horas”, tornou-se marca de A Voz do Brasil. Aos poucos, o bordão foi sendo flexibilizado e foram incluídas novas frases de abertura, como “Está no ar a sua voz, a nossa voz, a Voz do Brasil”.

(FOTO: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)