Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Pandemia turbina o uso corporativo do WhatsAppPandemia turbina o uso corporativo do WhatsApp

Compartilhe:
Publicado em 07/12/2020, Por Jornal do Comércio

Com cerca de 1 bilhão de usuários, o aplicativo de mensagens WhatsApp é a 3ª rede social mais utilizada no mundo, de acordo com os dados divulgados pelo Facebook. Segundo os mesmos dados, apenas no Brasil, o número de usuários que utilizam o WhatsApp é de 120 milhões. Entretanto, após o decreto de quarentena para conter a propagação em maior escala do novo coronavírus, o mensageiro conquistou ainda mais espaço nos smartphones brasileiros.

De acordo com a pesquisa Panorama mobile Time/Opinion Box, a cada 100 smartphones no Brasil, 99 têm o app instalado. Além disso, 93% dos brasileiros utilizam o app diariamente. Dessa forma, diante do "novo normal" marcado por uma era onde o digital é mandatório para se comunicar e dar continuidade aos negócios as empresas têm buscado cada vez mais a adoção de soluções inteligentes e omnichannel integradas à rede social para garantir a excelência no atendimento ao cliente.

Presente na maioria dos celulares brasileiros, além de permitir a conversa entre amigos e familiares, o WhatsApp também é utilizado para fins comerciais. De acordo com o estudo, quase 80% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para contatar empresas. 

Essa última finalidade, no entanto, é usada antes mesmo do lançamento do WhatsApp Business (versão do mensageiro para empresas) em 2018. O aplicativo é utilizado para tirar dúvidas de clientes, marcar reuniões, estreitar relacionamentos, vender produtos e serviços, entre outros.

De acordo com a pesquisa "Mensageria no Brasil", realizada em fevereiro de 2020, 76% dos brasileiros utilizam o WhatsApp para interagir com as marcas. Desses, 77% o fazem para tirar dúvidas ou solicitar informações; 65% usam o app para solicitar suporte técnico; 61% para receber promoções e 54% para comprar produtos ou serviços. A pesquisa entrevistou cerca de 2.072 brasileiros maiores de 16 anos que acessam a internet e possuem smartphones.

É possível otimizar a realização de cobranças e pagamentos, por meio de aplicativos como o WhatsApp e agentes virtuais. A carteira digital proporcionará uma série de benefícios à longo prazo. Dentre eles, maior adesão de clientes, comodidade, segurança da informação, aumento da produtividade e menor custo de operações. No caso do WhatsApp, 60% dos brasileiros que usam o aplicativo apoiam a ideia de compras pelo app. Os dados são da pesquisa "Mensageria no Brasil" de agosto de 2020. Além disso, com o anúncio do WhatsApp Pay,serviço que permite realizar pagamentos e transferências bancárias entre usuários do aplicativo, a tendência é que cada vez mais empresários se adaptem à economia digital. 

"A era digital é agora. O consumidor atual é multiconectado", afirma Ântimo Gentile, diretor presidente da DNK, empresa que oferece soluções omnichannel integradas às APIs de redes sociais. O executivo revela que um dos serviços que mais tem crescido na DNK é a plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) com rápida recuperação de informações e dados do cliente.

(FOTO: FREEPIK)