Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Dia do Doador de Sangue marca desafios dos hemocentros na pandemiaDia do Doador de Sangue marca desafios dos hemocentros na pandemia

Compartilhe:
Publicado em 25/11/2020, Por Informações Agência Senado / Rádio Uirapuru

Nesta quarta-feira (25) comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data em 2020 vem marcada pelos desafios adicionais que os hemocentros do Brasil enfrentam durante a pandemia de covid-19. A doação não aumenta o risco de contaminação pela doença.

A doação de sangue não traz riscos adicionais quanto à covid-19. A perda de hemácias (células do sangue) não compromete a imunidade. Pacientes que tiveram a doença devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doarem. Já quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas, ou quem viajou para o exterior, deve aguardar 14 dias. O exame para detecção da covid-19 não está entre os que são feitos de praxe no ato da doação de sangue (como HIV, hepatite e sífilis).

Conforme a responsável técnica do serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) Dra. Cristiane Rodrigues do Araújo, a solidariedade da população é fundamental para manter os bancos de sangue.

Neste ano, o hemocentro do HSPV teve dificuldade para manter seus estoques. De acordo com Cristiane, o medo da pandemia e o distanciamento social contribuíram para que o número de doadores caísse. No entanto, o setor de hemoterapia realizou diversas ações visando chamar os doadores para o hospital. Campanhas demonstrando que era segura e importante a doação fez com que as pessoas procurassem o HSVP.

O município de Sananduva conta com a Associação Rosalina Maria Rafagnin dos Santos, mantenedora do Projeto Solidariedade nas Veias, que realiza viagens periódicas gratuitas para doação de sangue nos Hemocentros de Passo Fundo. O Projeto tem como objetivo, organizar meios para a ampliação das doações de sangue do município de Sananduva, bem como auxiliar quem necessita repor o sangue já utilizado.

Para participar do Projeto como voluntário e/ou doador, entre em contato com as coordenadoras, pela página no Facebook.

 

Requisitos básicos para a doação incluem:

  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (se menor de 18, apresentar autorização e documentação de pai, mãe ou responsável)
  • Pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) superior a 18,5
  • Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
  • Não fumar nas 2 horas anteriores à doação
  • Dormir pelo menos seis horas na noite anterior
  • Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e grandes refeições nas três horas anteriores à doação
  • Várias circunstâncias podem impedir ou limitar a doação, como uso de medicamentos, problemas de saúde, procedimentos estéticos, uso de drogas, cirurgias e viagens. A lista completa pode ser consultada no site do seu hemocentro local.

(FOTO: PIXABAY)