Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Anvisa autoriza retomada de testes da vacina CoronaVacAnvisa autoriza retomada de testes da vacina CoronaVac

Compartilhe:
Publicado em 11/11/2020, Por GZH

Em comunicado oficial publicado em seu portal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a autorização para retomada dos testes com a vacina CoronaVac. No Brasil, a aplicação de doses em voluntários é feita por meio de uma parceria da farmacêutica chinesa Sinovac Biotech com o Instituto Butantan, de São Paulo.

"De forma a explicar os motivos técnicos que levaram a esta decisão, apresentamos abaixo os fatos que eram de conhecimento desta Agência no momento da suspensão e os fatos novos que motivaram a autorização da retomada", diz o comunicado, mostrando a cronologia que levou à suspensão dos testes, anunciada pela agência na noite de segunda-feira (9).

Depois de ser comunicada do evento na segunda-feira e relatar não ter recebido informações mais detalhadas sobre o caso, a agência defendeu que seguiu os protocolos internacionais ao pausar imediatamente os testes. Na tarde desta terça-feira, o órgão informou que recebeu, às 16h41min, o relatório do Comitê Internacional Independente do estudo da CoronaVac.

"Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina", informa a nota.

Na terça-feira, apesar de nem Anvisa nem Instituto Butantan darem detalhes do evento adverso grave por questões de confidencialidade e ética, chegou ao conhecimento da imprensa que o fato era uma morte, investigada como possível suicídio. Na cronologia apresentada pela agência, ela informa que o patrocinador entregou "Boletim de Ocorrência relacionado à provável motivação do EAG" às 23h41min de terça-feira.

(FOTO: FREEPIK)