Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Verão na pandemia: conheça os cuidados necessáriosVerão na pandemia: conheça os cuidados necessários

Compartilhe:
Publicado em 09/11/2020, Por Correio do Povo

O próximo verão será marcado pela incerteza. A pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças para as nossas rotinas e uma série de cuidados e preocupações que agora se tornaram necessários. Da mesma forma, vários hábitos comuns para a estação também terão de ser adaptados a nossa nova realidade.

Entretanto, é possível aproveitar o melhor da estação - desde que tomados os devidos cuidados. O médico infectologista Luciano Lunardi, trouxe orientações que para algumas das atividades mais comuns da época sejam feitas de forma segura. Confira:

 

Deslocamentos

Segundo o médico, são necessários cuidados.  Viajar pode expor a pessoa ao risco, especialmente se usar transporte coletivo. “Sugere-se nestes casos usar máscara para viajar com pessoas que não moram na mesma casa e manter distanciamento social quando possível. Se viajar de carro, atenção ao uso de máscara e higienização de mãos nas paradas”, indica Luciano. Além disso, é necessário manter distância de dois metros de outras pessoas dentro e fora da água e usar máscara fora da água. “A máscara não deve ser usada dentro da água por perda da proteção e risco para a pessoa. Não há registro de transmissão do vírus que causa o COVID-19, pela água do mar. Como o vírus se espalha de pessoa a pessoa por partículas respiratórias, evite áreas que estejam lotadas”, informa o infectologista.

 

Tomar banho de piscina

Não há registro de transmissão do vírus pela água de piscinas, especialmente pelo uso do cloro. “Alguns cuidados são importantes, como manutenção da piscina em dia, tomar banho de ducha antes de entrar na piscina, evitar entrar na água se estiver com diarréia, bem como se tiver algum corte aberto ou ferida sem curativo”, indica. “Também é importante não fazer xixi ou coco na água, não engolir água e ter atenção às crianças que entrarem na água de fralda, que deve ser trocada de hora em hora e longe da piscina para evitar contaminação”, explica o médico.

 

Passear em parques

Segundo Luciano, o passeio é seguro, desde que tomadas as medidas de cuidado. “É necessário manter distanciamento social e evitar áreas lotadas. Usar máscara, especialmente quando o distanciamento for difícil. Higienizar as mãos freqüentemente”, orienta. O médico também alerta que não se deve visitar parques se estiver doente ou com teste positivo para Covid-19. “Nos parques, as crianças acima de dois anos podem usar máscara. Evitar usar máscara quando ela tem risco de ser molhada, como ao nadar”, indica.

 

Happy hour em bares e restaurantes

O médico alerta que esta atividade necessita de muitos cuidados. “O ideal manter distanciamento social e uso de máscara. Evitar que as pessoas estejam aglomeradas e sem máscara no momento de consumir alimentos ou bebidas”, indica. A orientação de Luciano é preferir as áreas abertas e bem ventiladas para estes eventos, para diminuir os riscos. Além disso, os estabelecimentos devem reforçar a higiene dos ambientes.

 

(FOTO: PIXABAY)