Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Corede Nordeste apresenta resultados da Consulta Popular na regiãoCorede Nordeste apresenta resultados da Consulta Popular na região

Compartilhe:
Publicado em 06/11/2020, Por Corede Nordeste / Tua Rádio

O processo da Consulta Popular, organizado pelo Governo do Estado em conjunto com os conselhos regionais de desenvolvimento- COREDES, se encerrou no último dia 03 de novembro.

No Estado do Rio Grande do Sul, foram 147. 556 eleitores que participaram do processo, representando 1,82 % do eleitorado gaúcho. Na região do Corede Nordeste, foram 4.982 participantes o que representa 4,75 % do eleitorado.

A baixa participação segundo análise da diretoria do Corede Nordeste se deu em virtude da realização do processo da consulta em um período que conflitou com as eleições municipais. “A maioria de nossos conselhos municipais, que são os responsáveis pela busca do voto, estão ligados as prefeituras e consequentemente estão ligados ao pleito eleitoral, afirma o responsável pelo processo na região”, o conselheiro Ilton Nunes.

Outro ponto destacado pelo conselheiro que reflete na votação é a pequena fatia do orçamento destinado ao processo, sendo o montante de 10 milhões de reais para todos os 28 coredes para serem investidos no ano de 2021 e 10 milhões para serem investidos em 2022.

O Corede Nordeste depois de ouvido seus conselheiros e delegados, optou por oferecer a comunidade regional uma relação de 5 projetos, sendo que o mais votado receberá financiamento em 2021 e o segundo mais votado receberá recurso em 2022.

O projeto que mais recebeu indicações foi o projeto ”Fortalecimento do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste/RS, CIRENOR (Aquisição de equipamentos e veículos destinados a projeto de inspeção sanitária de produtos da origem animal nos municípios consorciados)” com a quantia de 1.722 votos e o segundo mais votado foi o projeto “Fortalecimento do projeto de municipalização ambiental de atividades de impacto local via Consórcio de Municípios” este com 1.224 votos.

Cada projeto receberá o montante de R$ 342.857,15, e será desenvolvido em caráter regional para que todos os municípios possam se beneficiar.

(FOTO: PIXABAY / ARTE RÁDIO MEGA)