Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


HSVP e Instituto do Câncer Infantil de Passo Fundo lançam campanha para reforma da oncopediatriaHSVP e Instituto do Câncer Infantil de Passo Fundo lançam campanha para reforma da oncopediatria

Compartilhe:
Publicado em 13/10/2020, Por Correio do Povo

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo em parceria com o Instituto do Câncer Infantil (ICI) realizam uma campanha que visa arrecadar recursos que serão aplicados na criação de uma unidade especializada exclusiva para o tratamento oncopediátrico.

A captação de recursos inicia nesta terça-feira, através da Central de Doações do ICI. A ação leva em conta a necessidade de continuar oferecendo à população da região Norte, Noroeste e região Missioneira do Rio Grande do Sul o atendimento de referência do tratamento do câncer infanto-juvenil. O Hospital destinou uma área de 463,8 metros quadrados, que será reformada e possibilitará a implantação de 15 leitos de internação, entre isolamento e enfermaria, que beneficiarão os pacientes infanto-juvenis em tratamento oncológico.

A direção da casa de saúde informou que a meta é arrecadar R$ 1 milhão de reais. A Central de Doações do ICI vai entrar em contato com a comunidade e empresas da região a partir deste dia 13. No entanto, quem já quiser fazer uma doação, pode entrar em contato pelo fone (51) 99230-9593. O HSVP também terá uma equipe atuando na captação de recursos.

O Superintendente Executivo do HSVP, Ilário De David, informou que a reforma começará com recursos do próprio hospital assim que a Anvisa aprovar o projeto. De David disse que a expectativa é que a aprovação ocorra ainda neste mês de outubro. “Nossa expectativa é que a obra esteja concluída e já equipada em pouco mais de seis meses”, observa.

O HSVP é referência para o tratamento do câncer infanto-juvenil para 216 municípios do Rio Grande do Sul, totalizando 2.076.312 habitantes. Atualmente 85 pacientes estão em tratamento e destes, a média de pacientes que precisam ficar internados para tratamento é de 13, que permanecem em média 13 dias hospitalizados, conforme dados de 2019. Diante disso, o próximo grande passo na área do cuidado a crianças e adolescentes com câncer está voltando em implementar uma unidade de internação específica.

Segundo o oncologista pediátrico responsável pelo Centro Oncológico Infanto-juvenil do HSVP, Pablo Santiago, todos os anos dezenas de crianças e adolescentes são encaminhadas para tratamento na instituição que atua há 10 anos, onde centenas de crianças contam com a estrutura do hospital na busca da cura. "A parceria com o Instituto do Câncer infantil vem agora para uma conciliação de forças, com o projeto de reforma e equipamento do Posto Internação para crianças e adolescentes em tratamento oncológico, além do upgrade tecnológico de nossas equipes de Cirurgia Pediátrica, Ortopedia Oncológica e Neurocirurgia”, disse.

O médico afirma que a partir da moderna estrutura haverá o aumento da capacidade de atendimento. “Estaremos oferecendo desta forma o que é de ponta no tratamento dessas crianças e, evidentemente, aumentar os índices de cura".

Ainda de acordo com o Superintendente Executivo da casa de saúde, Ilário De David, a credibilidade e experiência do ICI no combate ao Câncer Infantil soma-se ao esforço implementado pela unidade de Internação Oncológica Infanto-juvenil, qualificando ainda mais, um trabalho sério que vem sendo desenvolvido no Hospital São Vicente, para atender uma grande região. “Temos certeza que a comunidade vai abraçar essa causa", avalia.

O Instituto do Câncer Infantil é parceiro da instituição desde 2016 e vem apoiando ao longo dos anos o trabalho realizado em Passo Fundo. Seguindo o Superintendente do ICI, Algemir Brunetto, o Instituto do Câncer Infantil se orgulha por mais um projeto que beneficiará muitas crianças e adolescentes que enfrentam a doença. "A parceria com o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo contribui diretamente no projeto da Rede Oncológica no Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de aumentar as chances de cura do câncer infanto-juvenil", explica.

 

Trabalho iniciou em 2009

Diante da necessidade de oferecer à população das regiões Norte, Noroeste e Missioneira do Rio Grande do Sul que esse atendimento especializado iniciou, em 2009, no Hospital São Vicente de Paulo. A instituição assumiu a responsabilidade de ser referência no tratamento de crianças e adolescentes, abraçando a causa e buscando o que de melhor pode ser oferecido a estes pacientes. Na trajetória da atenção ao câncer infanto-juvenil, em junho 2016 inaugurou o ambulatório do Centro Oncológico Infanto-juvenil (COI). O centro foi construído e equipado a partir de uma ampla mobilização de iniciativas públicas, parcerias voluntárias e do setor privado.

Atualmente, crianças com câncer de qualquer município das diversas regiões podem ser rapidamente encaminhadas através de um contato médico com o núcleo de regulação do Hospital São Vicente de Paulo e receber atenção experiente desde o momento em que é admitida no setor de emergência pelos médicos de plantão.

 

FOTO: HSVP / DIVULGAÇÃO