Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feiraFestival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira

Compartilhe:
Publicado em 17/09/2020, Por GaúchaZH

Não haverá aglomeração no tapete vermelho da Rua Coberta, não será ouvida a histeria dos fãs pedindo selfies para as estrelas badaladas, não será vista nenhuma sessão no Palácio dos Festivais. Por conta da pandemia de covid-19, a 48ª edição do Festival de Cinema de Gramado será bastante diferente, mas preserva o essencial: os filmes e as discussões sobre eles.

Com início nesta sexta-feira (18), seguindo até o 26 de setembro, o festival não será presencial e terá sua programação exibida em multiplataforma – online e transmitida pela televisão. Isso envolve filmes, entrevistas, debates, o Gramado Film Market (espaço do festival dedicado ao mercado audiovisual) e o Educavídeo (projeto voltado a adolescentes e jovens das escolas da rede de ensino pública de Gramado).

Segundo a organização do festival, 146 longas-metragens brasileiros e 93 estrangeiros participaram da seleção deste ano. As mostras principais reúnem sete produções nacionais e seis de diferentes países da América Latina. Já a mostra gaúcha conta com cinco filmes, que serão exibidos por streaming.

Pela mostra competitiva de curtas brasileiros, são 14 títulos de oito Estados e Distrito Federal, selecionados entre 428 inscritos. O Rio Grande do Sul tem um representante nessa categoria: Subsolo, de Erica Maradona e Otto Guerra.

Concorrendo  ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas estão 19 produções de oito cidades do Estado.

Para o primeiro dia de festival, nesta sexta, o longa que abre a mostra competitiva brasileira é Por que Você não Chora?. Com  Bárbara Paz, Carolina Monte Rosa, Maria Paula e Cristiana Oliveira, o drama de Brasília (DF) aborda a saúde mental das mulheres.  Dirigido por Cibele Amaral (Um Assalto de Fé, 2011), que também é psicóloga, o filme gira em torno de uma personagem que sofre com borderline (transtorno de personalidade caracterizado por comportamentos e relacionamentos instáveis) e sua relação com uma estudante de psicologia. O tema do suicídio também se faz presente no longa.

Pela mostra competitiva de filmes estrangeiros, será exibido o argentino El Silencio del Cazador, de Martin Desalvo. A trama acompanha o aparecimento de um jaguar mítico, que reacende uma antiga rivalidade entre um guarda florestal e um caçador.

Dois curtas brasileiros serão exibidos nesta sexta: 4 Bilhões de Infinitos (MG), de Marco Antonio Pereira (vencedor de três kikitos na categoria nos dois últimos anos), e Receita de Caranguejo (SP), de Issis Valenzuela. O primeiro aborda uma família que vive com a energia de casa cortada, após a morte do pai. Enquanto a mãe trabalha, seus filhos ficam conversando sobre ter esperança. O segundo apresenta mãe e filha que deparam com caranguejos que se transformam em seres luminosos.

Quatro personalidade serão homenageadas na edição 2020 do festival, no dia 25 de setembro, a partir das 20h, com transmissão ao vivo nos canais digitais do evento (YouTube, Facebook e site oficial):  o ator Marco Nanini (Troféu Oscarito), a cineasta Laís Bodanzky (Troféu Edardo Abelin), a atriz Denise Fraga (Troféu Cidade de Gramado) e  o ator uruguaio César Troncoso (Troféu Kikito de Cristal). Também no dia 25, o Canal Brasil exibirá o filme de encerramento do festival, Bye Bye Brasil (1980), de Cacá Diegues.

A cerimônia de premiação, dia 26 de setembro, começa às 21h e deve ocorrer no palco do Palácio do Festivais, em Gramado, sem a presença de público. A transmissão ao vivo poderá ser acompanhada no Canal Brasil e nos canais digitais do evento.

A seguir, sabia mais detalhes do festival deste ano.

 

Como assistir

Os filmes serão transmitidos pelo Canal Brasil, tanto pela TV por assinatura quanto pelo seu serviço de streaming (Canal Brasil Play), na plataforma GloboSat. Também é possível assistir ao canal pelo Globoplay. A emissora será a responsável por exibir as mostras competitivas de longas-metragens brasileiros e estrangeiros, que terão uma única transmissão pela TV.  A programação diária do Festival de Gramado no Canal Brasil tem início  às 20h. 

Os curtas-metragens brasileiros serão exibidos uma vez pela TV e ficarão disponíveis por 24 horas através da plataforma Canal Brasil Play. Já os curtas-metragens gaúchos serão exibidos pelo streaming em quatro programas, com títulos agrupados conforme a classificação indicativa. Os programas serão disponibilizados às 14h do dia 19 de setembro e seguirão no ar até as 23h59min do dia 22.

 

Longas-metragens gaúchos

Estarão disponíveis no Canal Brasil Play da meia-noite de sábado (19) até as 23h59min de quarta-feira (23).

  • Contos do Amanhã, de Pedro de Lima Marques - Porto Alegre
  • Deborah! O Ato da Casa, de Luiz Alberto Cassol - Santa Maria
  • Portuñol, de Thais Fernandes - Porto Alegre
  • Ten-Love, de Bruno de Oliveira - Porto Alegre
  • Trapaça, de Luke Schatzmann - Porto Alegre

 

Debates

Os debates sobre os filmes exibidos ocorrerão no dia posterior a suas exibições, a partir das 10h, com transmissão ao vivo nos canais digitais do Festival de Gramado (YouTube, site e Facebook).

 

Homenagens e filme de encerramento

A entrega dos troféus aos homenageados deste ano será no dia 25 de setembro, a partir das 20h, com transmissão ao vivo nos canais digitais do festival (YouTube, site e Facebook).

  • Troféu Oscarito - Marco Nanini
  • Troféu Edardo Abelin - Laís Bodanzky
  • Troféu Cidade de Gramado - Denise Fraga
  • Troféu Kikito de Cristal - César Troncoso

Também na sexta o Canal Brasil exibirá o filme de encerramento do festival, Bye Bye Brasil (1980), de Cacá Diegues.

 

Premiação

Prevista para o dia 26 de setembro, a partir das 21h, a cerimônia de premiação deve ocorrer no palco do Palácio do Festivais, em Gramado. O evento não contará com público e será em formato que atenda a todos os protocolos de segurança. A premiação será transmitida ao vivo pelo Canal Brasil e nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, site e Facebook).

 

Curtas-Gaúchos

A cerimônia de premiação dos curtas gaúchos será na quarta-feira (23), a partir das 18h, com transmissão ao vivo nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube, site e Facebook) e pelo YouTube da TV Assembleia e TVE-RS.

 

FOTO: REPRODUÇÃO/RBS TV