Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Coronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudoCoronavírus causa doença mental em 1 a cada 16 pacientes até 3 meses após infecção, diz estudo

Compartilhe:
Publicado em 22/08/2020, Por Hypeness

Um estudo da Universidade de Oxford que acompanhou sequelas de pessoas infectadas pelo coronavírus mostrou que 1 a cada 16 pacientes que tiveram a covid-19 apresentam transtornos mentais até 3 meses depois de terem se curado da doença. A pesquisa revela mais uma das perversas consequências do novo coronavírus, que já levou a vida de mais de 100 mil brasileiros.

Os pesquisadores publicaram o artigo na plataforma MedRxiv, mas o estudo ainda não passou pela revisão de pares – processo comum no estudo do novo coronavírus. Mais de 62 mil pessoas que tiveram a covid-19 foram entrevistadas para a pesquisa.

Segundo a descoberta, pacientes que passaram pela UTI e foram internados por complicações da doença são os que mais sofrem de problemas psíquicos. “Os mais comuns foram os transtornos de ansiedade, mas depressão, insônia e, raramente, demência, também ocorreram”, disse o coordenador da pesquisa britânica, Maxime Taquet, em conversa com a agência Reuters.

“Se você sentir ansiedade, mau humor, insônia ou perda de memória após a Covid-19, você deve consultar um médico. Pode haver maneiras de melhorar esses sintomas”, afirmou o pesquisador.

Como o vírus é recente e praticamente desconhecido, os cientistas têm descoberto aos poucos os efeitos que o Sars-Cov-2 pode ter no nosso organismo. Além dos danos pulmonares, estudos relatam danos psíquicos como delírios e convulsões, em casos raros, além de questões mais comuns, como danos aos rins, coração, cérebro e até disfunção erétil.

Não são raros os relatos da persistência de sintomas da covid-19 em infectados, mesmo após a cura. Fadiga, cansaço e perda de olfato podem ser sentidos meses depois da infecção e estudos mostram que os danos pulmonares podem acontecer até em casos de pessoas assintomáticas – com risco de dano permanente ao sistema respiratório dos infectados.

(FOTO: FREEPIK)