Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Reinventar o ensino é o maior desafio da educação sananduvenseReinventar o ensino é o maior desafio da educação sananduvense

Compartilhe:
Publicado em 02/07/2020, Por Ascom Pref. de Sananduva

A pandemia de coronavírus obrigou o mundo todo a redescobrir maneiras de enfrentar a crise sanitária e minimizar as perdas. Com muito esforço e criatividade, as incertezas estão sendo substituídas por alternativas para adaptar-se. Na área da educação não é diferente. Com a suspensão das aulas nas escolas municipais de ensino fundamental e ensino infantil no dia 19 de março, reinventar o ensino tornou-se o maior desafio dos educadores.

O Ministério da Educação permitiu que a carga horária do ensino remoto seja contabilizada no ano letivo. Apesar do MEC não recomendar modelos de ensino ou abrir espaço para busca de soluções, o Governo de Sananduva elaborou seus próprios métodos e estratégias de ensino para aplicação enquanto durar a pandemia. Entre os meses de março e abril houve uma completa reformulação no modelo de ensino, seguindo todas as medidas preventivas ao contágio do novo coronavírus.

Na prática, desde o início de junho os professores disponibilizam o conteúdo aos alunos virtualmente, com acompanhamento e avaliação deste modelo. São utilizadas mensagens em grupos por aplicativos e e-mails que simulam uma sala de aula. Também é possível retirar atividades impressas diretamente nas escolas pelos pais ou responsáveis. Durante todo esse período, os professores permanecem nas instituições para reforço e para tirar dúvidas dos estudantes.

De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Desportos, Izabel Barbizan, no último mês foi realizada uma reunião de avaliação do novo modelo de aprendizado adotado pelas escolas municipais de Sananduva. “A avaliação foi positiva, com um resultado muito expressivo sobre a nova metodologia. Parabenizamos as equipes diretivas e professores pelo trabalho comprometido que estão realizando e agradecemos o apoio recebido dos pais e responsáveis”, salientou a secretária.

Proteger a saúde da comunidade sananduvense se tornou um compromisso. Os novos desafios exigem enfrentamento e superação em todas as áreas. Na educação, a nova realidade precisa unir pais, alunos e docentes em um objetivo maior que é evitar a perda de vínculos. Além disso, a participação dos pais no acompanhamento escolar dos filhos é cada vez mais importante para garantir o melhor desempenho da aprendizagem.

(FOTOS: DIVULGAÇÃO ASCOM)