Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Rio Grande do Sul terá nova rodada de pesquisa de prevalência do coronavírus neste final de semanaRio Grande do Sul terá nova rodada de pesquisa de prevalência do coronavírus neste final de semana

Compartilhe:
Publicado em 23/06/2020, Por GaúchaZH

A segunda fase da pesquisa de prevalência do coronavírus no Rio Grande do Sul será realizada entre sexta-feira (26) e domingo (28). Ao todo, 4,5 mil pessoas de nove cidades serão testadas.

Diferente da primeira fase, quando as coletas eram feitas a cada duas semanas, a nova periodicidade será a cada três semanas, intercaladas com estudo semelhante feito em âmbito nacional. A coordenação seguirá sendo realizada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

As cidades que participam do levantamento seguem as mesmas, com 500 testes em cada uma: Porto Alegre, Canoas, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Passo Fundo, Ijuí e Uruguaiana. O resultado deverá ser divulgado ao longo da próxima semana.

De acordo com o governo do Estado, a primeira fase foi usada como base – junto a outros fatores, como a ocupação de leitos e número oficial de contaminados – para a implantação do modelo de distanciamento social no Rio Grande do Sul. No entanto, as informações não são utilizadas na classificação de regiões por cores de bandeiras.

Os números da última etapa da primeira fase da pesquisa gaúcha foram apresentados em 27 de maio. Desde então, o governo do Estado vem considerando informações do estudo nacional, também coordenado pela UFPel.

 

Estado

A pesquisa realizada no Rio Grande do Sul teve quatro rodadas na primeira fase, realizadas a cada duas semanas. A última, apresentada em 27 de maio, projetava que 20,2 mil pessoas já haviam tido contato com o vírus, criando anticorpos, contra 6,7 mil confirmações da doença pelo Estado. Com isso, a conclusão foi de que para cada teste positivo, haveria três ainda não contabilizados pelos registros oficiais.

Ainda assim, à época, o cenário foi considerado positivo por mostrar uma tendência de estabilidade no avanço da covid-19. Naquele momento, 225 leitos de UTI exclusivos para pacientes com a doença estavam ocupados. Nesta segunda-feira (22), de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o número chega a 261.

Após os resultados de 27 de maio, houve a segunda rodada da pesquisa nacional. Os resultados foram apresentados em 11 de junho. Em solo gaúcho, a iniciativa considerou 1.455 pessoas de sete cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Uruguaiana e Passo Fundo (onde foi registrado o único teste positivo no levantamento).

Uma nova rodada de testes foi realizada em todo o país no último final de semana. A expectativa é de que os resultados sejam apresentados na próxima quarta-feira (24).

(FOTO: DIVULGAÇÃO UPF / ARQUIVO)