Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Como não descuidar da alimentação durante o confinamentoComo não descuidar da alimentação durante o confinamento

Compartilhe:
Publicado em 14/05/2020, Por GaúchaZH | Paula Mar Pinto - Nutricionista

Qualquer mudança na rotina pode impactar na alimentação. Em tempos de confinamento, manter uma dieta saudável é ainda mais desafiador. Para que as refeições estejam organizadas, é preciso que o resto do dia também esteja alinhado.

Mas é muito mais fácil abrir aplicativos de entrega de comida ou se jogar nos lanches rápidos. Porém, agir assim pode custar caro à saúde no futuro.

Leia também: 

• Associação Brasileira de Nutrição lança nutribook de receitas práticas e saudáveis

Com uma alimentação desequilibrada, pode surgir a deficiência de nutrientes que prejudicam a produção de neurotransmissores– e isso pode causar modificações no humor. A ansiedade é um dos sintomas e com ela pode aumentar nosso apetite e desejo por alimentos ricos em açúcar e carboidratos. 

Mas como manter seus cuidados com a alimentação  durante a quarentena e manter o equilíbrio entre refeições e lanches? Confira algumas dicas que podem te ajudar.

 

Defina o horário de comer

Definir um horário para se alimentar é o primeiro passo. Com a rotina modificada e com home office, a gente tende a não cumprir regras e acaba ficando tudo meio bagunçado. Pula o almoço, belisca uma coisinha aqui. Determinar o horário de cada refeição e depois organizar o seu dia com base nelas é uma boa tática para não se perder.

 

Planeje as refeições com antecedência

Tem muita gente em home office e isso acaba fazendo você se acomodar por ter acesso aos alimentos mais facilmente. Organizar suas refeições com antecedência é importante para que, na hora de comer, você já tenha os alimentos certos preparados e evite atacar aquilo que for mais prático - e provavelmente  menos saudável.

 

Tenha um plano alimentar

Ter um plano alimentar é a forma mais eficaz  de saber quando, como e o que comer em cada horário do dia. Lembre que uma alimentação saudável não está associada somente a resultados estéticos, mas com sua saúde. Além de adequar sua alimentação às suas necessidades nutricionais individualizadas, um profissional consegue te orientar conforme a sua rotina específica.

 

Mantenha velhos hábitos

A sua rotina pode ter mudado, mas não abandonar hábitos antigos ajuda na hora de manter a alimentação saudável. Por exemplo, mantenha o seu horário de dormir, de acordar, arrume-se para trabalhar (mesmo que em casa), pratique alguma atividade física, de preferência no mesmo horário de sempre, e assim por diante. Isso faz com que sua mente  entenda o mesmo padrão de comportamento e cuidar da alimentação se torna mais fácil.

(Photo by Kevin McCutcheon on Unsplash)