Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Uso de máscara passa a ser obrigatório em todo o Rio Grande do SulUso de máscara passa a ser obrigatório em todo o Rio Grande do Sul

Compartilhe:
Publicado em 11/05/2020, Por Informações Correio do Povo / GaúchaZH

O plano de distanciamento controlado detalhado pelo governador Eduardo Leite na tarde do último sábado (9) prevê o uso obrigatório de máscara em todo o Rio Grande do Sul em áreas públicas e em ambientes fechados nos quais haja aglomeração ou grupos de pessoas.

A medida passou a vigorar após a publicação do decreto na manhã desta segunda-feira (11), que estabelece todas as regras de funcionamento da nova estratégia gaúcha contra a pandemia de covid-19.

Ao mencionar o uso de máscaras, governo do Estado cita que o material usado deve ser TNT ou de algodão. Cada estabelecimento deverá exigir de clientes e usuários o uso de máscaras, além da manutenção da etiqueta respiratória: cobrir a boca com o antebraço ou usar lenço descartável ao tossir ou espirrar.

A nova exigência chegou a causar confusão de interpretação ao longo do final de semana, pois depois de anunciá-la, o governador chegou a escrever nas redes sociais que a obrigatoriedade era apenas para "ambientes fechados coletivos".

Mas na manhã de domingo (10), a assessoria confirmou que a medida vale para quem estiver nas ruas e locais fechados, em todo o Estado.

No item que cita o distanciamento mínimo obrigatório, o governo diferencia a distância em dois metros sem EPI e um metro com EPI. Conforme o decreto, os locais devem priorizar o trabalho remoto ou teletrabalho aos funcionários que possam cumprir as suas funções dessa maneira. Aos trabalhadores que não podem desempenhar tarefas remotamente, é determinada a adoção de regimes de escala, revezamento, além da alteração de jornadas e até a flexibilização de entrada e saída.

Confira o decreto na íntegra aqui.

(FOTO: GRUPO RÁDIO SANANDUVA)