Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Instabilidade traz primeira onda de frio ao RS, com previsão de geadaInstabilidade traz primeira onda de frio ao RS, com previsão de geada

Compartilhe:
Publicado em 05/05/2020, Por GaúchaZH

A passagem da nova frente fria que trouxe instabilidade ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira (5) também será responsável pela primeira onda de frio do ano. De acordo com a Somar Meteorologia, a temperatura começa a cair assim que a frente avançar para Santa Catarina e Paraná — o que deve acontecer na quarta-feira (6).

— Na quarta pode chover somente na divisa do Estado com Santa Catarina e no Litoral. Quando essa frente fria avança, o vento muda de direção e sopra do quadrante sul, que é o vento de origem polar — explica a meteorologista da Somar Carine Malagolini.

O dia permanecerá parcialmente nublado em grande parte do Rio Grande do Sul na quarta, com exceção da Campanha, que terá sol. Segundo Carine, a nebulosidade não deixa a temperatura baixar tanto e, por isso, a sensação de frio chegará mais no final do dia. Na Capital, os termômetros variam entre 12°C e 20°C.

Já a quinta-feira (7) será marcada por uma maior queda na temperatura decorrente da falta de nuvens. A previsão é de que cidades como Bento Gonçalves e Santiago registrem a mínima de 3°C, enquanto Lagoa Vermelha, São Borja e Cruz Alta chegam a 4°C. Nessas regiões, pode haver registros de geada.

De acordo com Carine, a temperatura cai, em média, de 2°C a 4°C em todo o Estado. As máximas variam entre 15°C e 20°C na maioria das regiões.

O frio deve seguir até sexta-feira (8) e, no sábado (9), a temperatura começa a subir de forma gradativa, de 3°C a 4°C de elevação nas mínimas e máximas. A previsão é de que a instabilidade retorne somente entre terça (12) e quarta-feira (13) da próxima semana.

(FOTO: ADEMIR DA COSTA | RÁDIO SANANDUVA)