Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Bombeiros controlam incêndios florestais após uma semana, em duas áreas na Serra do RSBombeiros controlam incêndios florestais após uma semana, em duas áreas na Serra do RS

Compartilhe:
Publicado em 02/05/2020, Por G1/RS

Duas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e de Bombeiros voluntários de Nova Petrópolis trabalham no monitoramento dos focos de incêndios florestais em duas áreas da Serra, neste sábado (2).

O fogo no Morro do Agudo, em Gramado, e na Pedra do Silêncio, em Nova Petrópolis, começou no último domingo (26) e já está controlado, segundo informações do major do 5º Batalhão de Bombeiro Militar, Lúcio Junes Lemes da Silva.

"No Morro Agudo o fogo se concentrou no topo do morro e não desceu para áreas mais planas da vegetação. Em Nova Petrópolis, não atingiu de forma totalmente comprometedora a vegetação. São duas grandes áreas, e é considerado um incêndio de grandes proporções. São diversos focos nessas áreas, algumas quase inacessíveis", disse.

Para combater as chamas nas áreas mais ao topo do morro, durante a semana, o trabalho em terra ganhou reforço da aeronave da Polícia Civil, na quarta (29) e na sexta (1º), em Gramado. O helicóptero lançou mais de 30 mil litros de água sobre a vegetação.

Em Nova Petrópolis, além do helicóptero, que conteve o fogo nos locais de difícil acesso, três retroescavadeiras foram usadas para abrir áreas de contenção às chamas.

O trabalho de monitoramento e combate por terra vai continuar no fim de semana. Segundo o major, caso o fogo se intensifique novamente, o combate aéreo pode ser retomado.

"A falta de chuva, esse clima mais seco por causa da estiagem, propicia ocorrências de incêndio espontâneo", explica o major.

 

FOTO: 5º BBM/DIVULGAÇÃO