Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Associação Brasileira de Nutrição lança nutribook de receitas práticas e saudáveisAssociação Brasileira de Nutrição lança nutribook de receitas práticas e saudáveis

Compartilhe:
Publicado em 24/04/2020, Por ASBRAN

A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) lançou ontem (23) mais uma publicação para auxiliar famílias na produção de refeições saudáveis em tempos de COVID-19.

Trata-se do "Nutribook Receitas Práticas e Saudáveis", que traz mais de 40 preparações para o dia a dia, com dicas de aproveitamento integral de alimentos, valorização de aspectos regionais e facilidade no preparo.

O trabalho foi desenvolvido junto com as associações estaduais de Nutrição do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. "A publicação é a soma de forças e valores da Nutrição com o foco no bem de todos. Sabemos que este é um momento difícil e contribuir com cardápios saudáveis e práticos para produção durante a quarentena é uma maneira também de incentivar mudanças de hábitos tão necessárias", avalia Ruth Guilherme, presidente da ASBRAN.

As receitas foram pensadas seguindo alguns critérios. Além de serem o mais saudável possível, priorizam o aproveitamento integral de alguns alimentos que habitualmente não entram na culinária do dia a dia, conta a presidente da AGAN - Associação Gaúcha de Nutrição, Rosangela Parmigiani.

"Estamos atravessando uma crise sem precedentes na história recente da humanidade. O esforço coletivo para o bem comum faz-se de extrema importância. Estes gestos solidários dentro das diversas áreas da atividade humana trazem esperança, alento, incentivo e união entre todos. Hoje não sou mais 'eu' somos 'nós' e que riqueza de experiências isto nos traz.  A ideia do compartilhamento deste Nutribook com o esforço coletivo de colegas de norte a sul, de leste a oeste do nosso Brasil significa muito mais que uma publicação com receitas. Nossa expectativa é levar a todos que a ela tiverem acesso a esperança. A tormenta logo passa e o futuro começa hoje", avalia Rosangela.

O desafio de produzir um material com várias "mãos" empolgou as nutricionistas da Associação de Nutrição do Distrito Federal, a ANDF. A presidente Glaucia Medeiros conta que o desafio foi assumido no primeiro momento e profissionais se apresentaram conforme suas expertises. "A interação entre as próprias associações filiadas foi importante e trabalhamos com olhar firme no reaproveitamento dos alimentos, respeitando características regionais. Fizemos tudo com muito amor e coração, pensando nas pessoas."

Pensar no dia a dia das pessoas também motivou a equipe da APAN - Associação Paulista de Nutrição a reunir receitas especiais para este momento de quarentena. A presidente Angélica Marques de Pina Freitas explica que foi necessário selecionar algumas, diante da boa participação de nutricionistas.

"Quando nossa equipe se reuniu, nós percebemos a importância de fazer esta orientação direcionada ao público leigo e também aos profissionais. Recebemos várias receitas e selecionamos algumas pensando em situações do dia a dia, seja valorizando o aproveitamento integral de alimentos seja produzindo preparações com a ausência de algum ingrediente, caso do 'falso omelete', que pode ser experimentado.

 

Nutrição por todas as regiões do país

O "Nutribook Receitas Práticas e Saudáveis" é mais um projeto desenvolvido para ajudar as famílias brasileiras durante o período de distanciamento social. Há um mês a ASBRAN lançou o Guia para uma Alimentação Saudável em Tempos de Covid-19 com o objetivo de informar a população, de maneira prática e com linguagem de fácil entendimento, sobre a necessidade de mudanças de hábitos alimentares e adoção de medidas que contribuam para o fortalecimento do organismo, além do adequado armazenamento e aproveitamento de alimentos neste período de enfrentamento da doença no país.

A nutrição tem sido grande promotora da Saúde neste período, reforça a presidente da ASBRAN, Ruth Guilherme. Segundo ela, diversas entidades bem como profissionais estão atuando de maneira intensa nos canais de comunicação para informar de maneira segura a sociedade e valorizar a "comida de verdade" nos lares.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR