Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Gramado recebe título de capital nacional do chocolate artesanalGramado recebe título de capital nacional do chocolate artesanal

Compartilhe:
Publicado em 22/04/2020, Por G1/RS

A cidade de Gramado, na serra gaúcha, recebeu o título de capital nacional do chocolate artesanal. A lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (20).

O secretário de turismo da cidade, Rafael Carniel de Almeida, destaca que a escolha é um reconhecimento ao empreendedorismo da população do município.

"Vejo o reconhecimento de Gramado como capital nacional do chocolate artesanal como um reconhecimento ao empreendedorismo do povo gramadense. É um poder transformador da cidade. Acho que é difícil dissociar o reconhecimento da história do empreendedor Jaime Prawer, que iniciou o chocolate caseiro em Gramado", afirma o secretário.

Para o presidente da Associação das Indústrias de Chocolate (Achoco) Jaderson Souza, o título é uma valorização do trabalho das indústrias. A cidade tem 19 fábricas de chocolate artesanal.

"É um reconhecimento de um trabalho de 40 anos que tocamos com grande amor e zelo, cuidando com bastante amor e carinho. Que é uma característica da cidade. É uma produção única. Nossa preocupação não é o volume, é a qualidade, é essa a diferenciação."

Segundo o secretário, o produto possui um vínculo afetivo, que se tornou um símbolo do município.

"O turismo deve ao chocolate e o chocolate deve ao turismo. É um produto que oferece a experiência de Gramado, é uma forma de ver Gramado fora da cidade. As pessoas vem e já tem a tradição de levar chocolates de presente", aponta Rafael.

O presidente da Achoco afirma que a lei dá ainda mais responsabilidade às indústrias.

"Esse título aumenta nossa responsabilidade de manter a qualidade, que o chocolate ele continue sendo reconhecido", diz Jaderson.

Com a pandemia da Covid-19, o turismo foi um dos setores mais afetados, segundo Jaderson está sendo um momento de reinvenção.

"A Páscoa é um momento importante, foi um momento bem cruel, foi danosa neste ano. Basicamente só vendas online. É um período que estamos tirando para aprender e pensando o futuro. A gente ainda esta se preparando e planejado para o restante do ano."