Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Como a quarentena pode afetar a saúde das criançasComo a quarentena pode afetar a saúde das crianças

Compartilhe:
Publicado em 03/04/2020, Por Viva Bem

A pandemia do coronavírus impôs uma série de mudanças na rotina das famílias em todo o mundo. E apesar de crianças não serem um grupo de risco para quadros graves da doença, elas podem apresentar outras consequências, como, por exemplo, piora dos hábitos de vida.

Diversos países fecharam escolas e com isso é esperado um aumento de peso entre crianças e adolescentes. As crianças acabam saindo da rotina, comendo mais guloseimas, piorando a qualidade da alimentação. Apesar de as crianças não estarem de férias, na atual pandemia, o necessário fechamento de escolas criou desafios em relação ao ambiente alimentar e prática de atividade física.

Confinadas em casa, as crianças estão menos ativas e cada vez mais ficando em frente a tela. Muitas escolas estão tentando garantir o aprendizado com aulas online e, como áreas comuns de prédios estão fechadas, videogame e TV acabam sendo atividades frequentes nessa época de quarentena.

Muitos pais, mantendo trabalho em casa na forma de home office, acumulam ainda afazeres domésticos, e não é incomum ver famílias optando por alimentos prontos para o consumo. Por isso criar rotina é essencial. Manter as crianças fazendo suas tarefas de escola no mesmo horário que normalmente tem aulas. Estabelecer horário e local para refeições e lanches, sem estar diante de telas.

As crianças também devem ser incentivadas a participar dos afazeres domésticos. É importante estabelecer, de acordo com a faixa etária, tarefas do cuidado com a casa, diminuindo a sobrecarga de trabalho aos pais. Isso pode ajudar a salvar um tempinho extra para o preparo de uma boa comidinha caseira, bem mais saudável.