Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Sobe para 37 número de pessoas com coronavírus no RSSobe para 37 número de pessoas com coronavírus no RS

Compartilhe:
Publicado em 20/03/2020, Por GaúchaZH

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou mais quatro casos de coronavírus na noite de quinta-feira (19). Com isso, nove casos foram confirmados ontem (19), totalizando 37 pessoas com a doença.

Os quatro novos casos divulgados são:

  • Mulher, 67 anos, de Santana do Livramento
  • Homem, 38 anos, de Porto Alegre, com histórico de viagem para São Paulo;
  • Homem, 59 anos, de Erechim, com histórico de viagem para Dubai;
  • Homem, 50 anos, de Serafina Correa

Os casos de Porto Alegre e Erechim têm histórico conhecido — nos demais, a trajetória do contágio não foi divulgada pela Secretaria Estadual.

Pela manhã, foram confirmadas duas pessoas doentes em Bagé, na região da Campanha. Um dos pacientes tem 59 anos e viajou para o Rio de Janeiro. O segundo, de 58, teve contato com esse caso. No período da tarde, os registros foram de uma mulher de 24 anos, de Alvorada com histórico de viagem para Portugal; de um homem, de 61, de Porto Alegre, que esteve na Europa; e de um homem, de 45, de Erechim, que viajou pelos estados de São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro.

Na coletiva da tarde, o Ministério da Saúde afirmou que a cidade de Porto Alegre é um dos locais do Brasil com transmissão comunitária de coronavírus.  Isso quer dizer que não é possível identificar a origem da doença na capital gaúcha.

O Ministério também anunciou que o Brasil tem pelo menos 621 casos confirmados de coronavírus — na quarta, o número confirmado era de 490. Além de Porto Alegre, a transmissão comunitária acontece em São Paulo (Estado), Rio de Janeiro (capital), Pernambuco, no sul de Santa Catarina (região de Tubarão) e na cidade de Belo Horizonte.

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, afirma que pessoas que sentirem sintomas de gripe não devem ir ao trabalho. Devem, segundo ele, ficar em casa e, se possível, ficar com toda a família, isolados. Ele disse, durante coletiva de imprensa, que a medida evita que outros trabalhadores sejam contaminados.

O Rio Grande do Sul editou um decreto de calamidade pública, que foi aprovado pela Assembleia Legislativa.  As medidas incluem, por exemplo, a proibição de circulação dos ônibus interestaduais e de eventos ou reuniões com mais de 30 pessoas. 

 

Entenda a diferença nos tipos de transmissão:

Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias).

Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados.

Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.