Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Escola decide trocar lições de casa por “atos de bondade” na IrlandaEscola decide trocar lições de casa por “atos de bondade” na Irlanda

Compartilhe:
Publicado em 12/02/2020, Por Hypeness

Para melhorar o bem-estar mental de seus alunos e mostrar que a educação não se aprende somente nos livros, a escola Gaelscoil Mhíchíl Uí Choileáin – na Irlanda, decidiu abolir a lição de casa durante todo o mês de dezembro. Em troca, os estudantes precisaram realizar um ato de bondade por dia. Entre ajudar um estranho na rua ou mesmo alguém da família, esta iniciativa nos mostra como, infelizmente, nós estamos esquecendo de ajudar os outros.

Além de realizar pequenos atos de bondade, as crianças precisaram registrar tudo em um diário, para que pudessem compartilhar o gesto com seus amigos no dia seguinte. Mas a inovação desta escola não acabou por aí. Se as tarefas precisavam ser feitas de segunda à quinta-feira, o colégio também criou a “urna da bondade”, uma brincadeira do bem realizada todas as sextas-feiras. Durante a semana inteira, os alunos podiam depositar observações positivas para aumentar a autoestima dos seus colegas de escola, sendo que sexta-feira, algumas dessas mensagens eram escolhidas aleatoriamente e lidas em voz alta para que todos pudessem ouvir.

Este é o quarto ano em que a escola coloca em prática um programa educacional mais voltado para a generosidade e empatia, do que para a competição. Em 2018, por exemplo, o foco foi a gratidão. Realizado nos meses de dezembro, a diretora explica o objetivo da ação: “Estamos encorajando nossos alunos a pensar sobre o verdadeiro espírito do Natal, o espírito de bondade e generosidade. Com tanta ênfase no aspecto materialista e comercial do Natal, costumamos ignorar o que realmente é … Boa vontade!”.

Em um mundo altamente competitivo e consumista, os pais e escolas hoje enfrentam um grande desafio em relação às novas gerações. Segundo a diretora: “Nossa mensagem para as crianças é muito simples: elas podem ser a razão pela qual alguém sorri hoje e podem ajudar a tornar este mundo um lugar melhor para os outros e para si mesmos”. Que mais escolas promovam iniciativas como esta!