Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS Ver +


Café gelado é uma opção saudável para se refrescar no verão?Café gelado é uma opção saudável para se refrescar no verão?

Compartilhe:
Publicado em 21/01/2020, Por Saúde é Vital

Servido tradicionalmente quente, o café não é visto como uma bebida para refrescar o verão. Mas será que a tendência de incluir o grão na receita de bebidas geladas — como frappuccino e cold brew — vai mudar essa história?

Do ponto de vista de marketing, pode ser. Mas a nutricionista Adriana Farah, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), destaca que, para esse fim, a opção não é tão boa quanto água e suco.

“A cafeína tende a estimular a geração de calor no corpo e acelerar o metabolismo”, explica a nutricionista. Como alternativa, ela indica optar pela versão descafeinada. “Pingar umas gotinhas de limão também aumenta a sensação de frescor”, acrescenta.

 

Café gelado é mais saudável?

Segundo a professora, não há diferença entre os benefícios das versões quente e fria. Estudos indicam que a bebida protegeria o fígado e o cérebro e reduziria a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. É só beber com moderação — cerca de três xícaras por dia.

“Como resultado dessas vantagens, o café está associado a uma vida mais longa”, informa Adriana.

Porém, é bom lembrar que algumas receitas, como frapês e cold brew, às vezes são servidas com acompanhamentos engordativos, que minimizam esses efeitos — chantilly, chocolate, açúcar.

“O consumo de laticínios com o café também pode diminuir a absorção dos seus principais antioxidantes”, avisa a profissional. Isso porque essas substâncias (que afastam problemas cardíacos e câncer, entre outras coisas) se ligam às proteínas do leite. Aí, alguns indivíduos não conseguem aproveitá-las durante a digestão.

Para afugentar o calor, a melhor pedida é continuar recorrendo a sucos, água de coco, frutas e a boa e velha água. Mas nada impede que você se delicie com um café gelado. Basta usar os acompanhamentos com parcimônia e aproveitar todas as suas vantagens.