Envie seu whats:
(54) 99664-0955

MEGA NEWS


Lua está encolhendo, aponta estudo da NasaLua está encolhendo, aponta estudo da Nasa

Publicado em 15/05/2019, Por GaúchaZH

A lua está ficando cada vez menor. É o que aponta um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa) que afirma que o fenômeno acontece devido ao resfriamento do núcleo do satélite, causando terremotos na superfície lunar.

Os resultados só foram possíveis pela análise de mais de 12 mil fotos feitas pela câmera da Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO). A imagens mostram que trincheiras e colinas foram criadas devido à perda de calor e encolhimento da lua ao longo de milhões de anos.

Por ter uma superfície quebradiça, o satélite sofre ainda mais com o encolhimento, causando terremotos chamados "Moonquakes".

— A Lua ainda está tremendo e sacudindo de seus próprios processos internos — afirma Nathan Williams, pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, em Pasadena (Califórnia), co-autor do estudo.

— Está perdendo calor ao longo de bilhões de anos, encolhendo e se tornando mais densa — completa.

Assim como a Terra, não é novidade que a lua sofra com abalos sísmicos. Astronautas da Apollo trouxeram vários sismógrafos para a superfície lunar, que registraram milhares de terremotos entre 1969 e 1977. A grande maioria foram tremores que ocorreram nas profundezas do interior da Lua; um número menor foi determinado como sendo de pouca profundidade, ocorrendo na crosta lunar.

No entanto, segundo a Nasa, o estudo é importante para desmistificar pesquisas anteriores que estimaram que essas bacias pararam de se contrair cerca de 1,2 bilhão de anos atrás.

 

(FOTO: LUNAR RECONNAISSANCE ORBITER / NASA)




Compartilhar: FACEBOOK