Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangueQuatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue

Compartilhe:
Publicado em 14/06/2023, Por Paula Laboissière – Agência Brasil

Dados do Ministério da Saúde mostram que, atualmente, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, o que coloca o país dentro dos parâmetros definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%. Em 2022, 3,1 milhão de coletas de sangue foram contabilizadas no Brasil.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, lembrado nesta quarta-feira (14), o ministério reforçou a importância de ampliar o número de doadores para manter os estoques do país regulares, sem risco de desabastecimento. A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados, Joice Aragão, reforça que cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas.

Com a mensagem “Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente”, a pasta lançou nesta quarta-feira (14) uma campanha para conscientização sobre a importância da doação. O ministério alerta que este período do ano costuma registrar baixa nos estoques de sangue, devido à proximidade das férias escolares e das festas juninas, além da mudança de estação, com a chegada do inverno. “Isso tem um impacto na assistência como um todo”, ressaltou Joice.

 

Requisitos básicos

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas; e estar em boas condições de saúde.

Na região, há o Hemocentro Regional de Passo Fundo, que tem seu horário de funcionamento para doação de sangue de segunda a sexta, das 8h às 14h30min, sob agendamento prévio. E para cadastro de doador de medula óssea, de segunda a sexta, das 8h às 14h30min também sob agendamento. Dúvidas pelos telefones (54) 3311.5555 e (54) 3311.1427.

(FOTO: ARQUIVO RÁDIO MEGA)