Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Espetáculo "Histórias para Voar" foi assistido por mais de 3,8 mil estudantes de escolas públicas do RSEspetáculo "Histórias para Voar" foi assistido por mais de 3,8 mil estudantes de escolas públicas do RS

Compartilhe:
Publicado em 26/04/2023, Por Assessoria de Imprensa - Ronaldo Bueno

Mais de 3,8 mil estudantes de escolas públicas assistiram à circulação do espetáculo Histórias para Voar. De 13 a 24 de abril, o projeto do Instituto Cultural TARU passou por nove cidades das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul: Lagoa Vermelha, Sananduva, Tapejara, São João da Urtiga, Erechim, Marau, Casca, Guaporé e Nova Prata. No total, o grupo de artistas percorreu cerca de 1.060 quilômetros em uma kombi multicolorida, realizando 16 apresentações e contemplando crianças e adolescentes de 10 escolas, além de professores e comunidades do interior.

"Foi uma experiência muito rica. Cada cidade visitada tem seu contexto, sua realidade. Para nós, artistas, isso é valiosíssimo, pois estamos sempre trocando experiências e amadurecendo a cada novo público. Atendemos desde crianças da pré-escola, de 4 anos de idade, até adolescentes do Ensino Médio. Vimos engajamento com o espetáculo, crianças se emocionando e muitos relatos de pessoas que nunca tinham ido ao teatro. Esse era o objetivo do projeto: democratizar o acesso, levar apresentações para cidades com menos oferta artística", avalia Aline Tanaã, que interpreta a menina moça Naná, protagonista do espetáculo.

Além de Aline, a peça é encenada por Gabriel Zeni, Doug Trancoso e Gio Mazzochi, que juntos formam o Coletivo Vegalianos. Na trama, inspirada pela estética mambembe, a pré-adolescente Naná perde o interesse pelas histórias da infância ao perceber que não consegue mais se lembrar delas. É aí que entra o Tio Zebedeu, que tem sempre um acorde certeiro para tocar a curiosidade, além de Seu Lento, um caramujo inventor que sonha em voar. Naná conta ainda com o afeto de uma artista que vai lhe contar uma história de sabedoria e coragem.

A estudante Lya Teixeira da Silva, de 16 anos, diz ter ficado encantada com a forma lúdica com que a peça trata assuntos contemporâneos. Ela assistiu ao espetáculo no encerramento da circulação, no Instituto Estadual de Educação Tiradentes, de Nova Prata. "Achei maravilhoso! A peça fala sobre adolescência, problema de convivência com os pais, reciclagem do lixo… Eu adoro teatro e já fiz parte de um coral. Acho que a arte muda a cabeça das pessoas e mostra como assuntos sérios podem ser encarados de forma leve. Adorei como eles fizeram isso", comentou a adolescente após tirar foto com os artistas ao final da apresentação.

Conforme a diretora do Instituto Tiradentes, Ivana da Rosa Garcia, a aprendizagem proporcionada pelo espetáculo ultrapassa as barreiras da sala de aula. "Para muitas daquelas crianças, foi a primeira vez que tiveram a oportunidade de conhecer um teatro. A arte contribui para o avanço de qualquer competência e habilidade de um ser humano. As histórias ajudam os estudantes a entenderem o mundo à sua volta, transmitem valores, provocam emoções e desenvolvem a curiosidade e o gosto que possivelmente as atrairão para a prática da leitura".

O espetáculo conta com orientação cênica de Fábio Cuelli e coreografias de Jhow Essência. Em cena, os artistas exploram uma gama de recursos, tais como máscaras, fantoches, contação de histórias e dança, além de música e sonoplastia feitas ao vivo. Houve ainda a distribuição de material educativo para estudantes e professores, com sugestões de atividades didáticas que podem ser executadas ao longo do ano letivo.

O projeto de circulação do espetáculo Histórias para Voar contou com recursos do PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Ficha técnica

:: Projeto: Circulação do espetáculo Histórias para Voar

:: Proponente: Instituto Cultural Taru

:: Orientação cênica: Fábio Cuelli

:: Atuação: Aline Tanaã, Doug Trancoso, Gabriel Zeni e Gio Mazzochi

:: Coreografia: Jhow Essência

:: Produção: Gabriel Zeni

:: Registro documental: Cassi Boff

:: Assessoria de imprensa: Sublinha! Comunicação

:: Contabilidade: Soraia de Almeida

:: Financiamento: PRÓ-CULTURA RS FAC - Fundo de Apoio à Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

(FOTO: RONALDO BUENO / DIVULGAÇÃO)