Envie seu whats:
(54) 99664-0955
   
/RS
Temp. Máx. ° Máxima
Temp. Mín. ° Mínima

MEGA NEWS Ver +


Sananduva - Projeto Costura CriativaSananduva - Projeto Costura Criativa

Compartilhe:
Publicado em 10/11/2022, Por Ascom Obixo Produção Cultural

Está sendo desenvolvido em Sananduva, desde o mês de junho de 2022, o Projeto Costura Criativa, que foi aprovado em 2022 no Edital nº 09/2021 FAC Expressões Culturais, da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, pela empresa de produção cultural OBixo e recebeu aporte financeiro para a sua realização.

Pelo projeto, estão sendo utilizadas calças jeans que foram doadas pela população, passaram por bazares da cidade (Instituto AEIOU 2021) onde puderam ser adquiridas por até R$ 1.00 (um real) e mesmo assim, não foram compradas resultando em problema ambiental por acúmulo de material descartado. 

Algumas destas calças foram doadas por lojas e ainda estavam com a etiqueta de venda. Também foram arrecadados retalhos descartados da produção de couro de uma fábrica de roupas de couro da cidade de Tapejara/RS, a Javali, do bazar da Casa da Amizade, do estoque restante da loja Madalena Confecções que foi fechada, e da Elydio Calçados.

As calças jeans arrecadadas foram desmanchadas e junto com os tecidos também doados, estão sendo confeccionados acessórios utilizáveis, como bolsas, mochilas e sacolas.

As quatro costureiras que participam das atividades receberam, também pelo projeto, curso de capacitação e treinamento para trabalhar com tecido de origem reciclada e para produzir moldes de novos produtos.

Os materiais confeccionados estão recebendo bordados digitais de logomarcas de entidades sem fins lucrativos da cidade de Sananduva, que receberão gratuitamente os materiais confeccionados nesta primeira etapa do projeto.

Para a coordenadora do projeto, Daniela Brusco, “o projeto então é uma possibilidade de reunir as costureiras, abrir os seus olhos para a importância da técnica que elas detêm (costura artesanal), aprimorar seus conhecimentos e habilidades e mostrar para elas um caminho possível para um trabalho digno, sustentável e de valor econômico.  Além disso, o jeans usado e o couro descartado ocupam o lugar de matéria-prima numa cadeia de ações do universo do artesanato que combina circularidade, emprego, renda e mudança social, sendo que esta pode ocorrer, a partir do momento em que as entidades beneficiadas distribuírem os modelos criados e estes chegarem às pessoas, que poderão passar a ter uma nova visão sobre produtos descartados e o uso de materiais de origem reciclada.”

Para a coordenação do projeto, as entidades que participam do projeto são beneficiadas pelos produtos e ao mesmo tempo, serão instrumentos para a divulgação da possibilidade da reciclagem e talvez, operadores para a construção de uma nova consciência ambiental e social.

Até este mês de novembro, 3 entidades já foram comtempladas com as bolsas do projeto:

A Casa da Amizade de Sananduva, o Hospital Beneficente São João e o Grussan, do Outubro Rosa.

Outras instituições que receberão os materiais são: Instituto AEIOU, Grupo de Escoteiros Fênix, ADS, Solidariedade nas Veias, Grupo Coração de Mãe, APAE e Associação Vida e Arte de Sananduva. 

Confira os produtos doados e os que serão nas fotos desta reportagem e nas redes sociais do projeto.

Quer saber mais sobre o projeto? 

Acesse as nossas redes sociais:

Facebook: https://www.facebook.com/costuracriativasananduva

Instagram: costura_criativa_sananduva

 

(FOTOS: ASCOM OBIXO PRODUÇÃO CULTURAL)